Hamamatsu quer alavancar o ensino da língua japonesa aos estrangeiros

Hamamatsu desenvolve um método de ensino do idioma japonês, bem interessante, para motivar o aprendizado.

Imagem ilustrativa (PM)

Na terça-feira (30), a cidade de Hamamatsu (Shizuoka) apresentou um novo plano de ação para promover o ensino local da língua japonesa nos próximos cinco anos, de 2023 a 2027. O plano foi apresentado na Conferência Regional da Coordenação Geral do Ensino da Língua Japonesa realizada no Centro Intercultural de Hamamatsu, situado em Naka-ku.

Publicidade

Como aumenta a tendência dos estrangeiros residentes à permanência no Japão por um longo período de tempo, está sendo desenvolvido um programa de ensino da língua japonesa para o cotidiano, com a finalidade de aumentar essas oportunidades, de acordo com a fase da vida de cada um.

Estrangeiros se dividem entre proficientes e os que não têm interesse 

Além de criar o sistema, o programa que está sendo desenvolvido, incorpora o 生活 Can do, lê-se seikatsu can do, usado pelo governo para sistematizar as metas de capacidade, o que pode ser traduzido livremente como “eu posso fazer no meu cotidiano”.

Para o preparo do plano, em 2022, a Fundação Internacional de Hamamatsu (HICE) realizou um pesquisa com 500 estrangeiros residentes na cidade para verificar o nível de consciência em relação ao teste de proficiência da língua japonesa.

Os resultados mostraram que os jovens que têm amigos japoneses ou que desejam continuar residindo no Japão têm elevado nível de proficiência, enquanto aqueles que frequentam escolas estrangeiras ou que tem planos de retorno ao país de origem tendem ao contrário, sendo que 30% não sentem necessidade de aprender japonês.

Método interessante para aprender japonês

Há muitas pessoas que mesmo residindo no Japão há muitos anos, a língua japonesa ainda é um ponto fraco, por isso, veio à tona a necessidade de uma oportunidade de aprendizado coerente sob o ponto de vista da interação, reeducativo e outros.

O planejamento incorpora 29 planos de ação, reiterando os objetivos numéricos e os resultados.  Ainda no ano fiscal de 2023, se pretende avançar na criação de uma rede de pessoas experientes no aprendizado do idioma japonês.

Fonte: Shizuoka Shimbun

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Menino se torna cientista molecular aos 13 anos

Publicado em 2 de junho de 2023, em Notícias do Mundo

Um menino de 13 anos se tornou o biólogo molecular mais jovem no mundo.

Ilustratriva (banco de imagens)

Ian Santos, de Guadalajara, no México, sempre foi uma criança dotada. Com apenas 18 meses ele tinha o vocabulário de um adulto e conseguiu ler aos 3 anos de idade.

Publicidade

Tipicamente, as crianças começam a aprender a ler entre 4 e 7 anos, mas Ian já tinha um QI alto entre os 6 e 7, quando ele concluiu o ensino fundamental e médio.

Ele então se matriculou em um curso na Universidade de Guadalajara onde estudou com alunos que tinham duas vezes mais a sua idade.

No meio de seu curso, Ian decidiu iniciar um mestrado em química farmacêutica biológica ao mesmo tempo e agora se graduou com honras em ambos.

Desde muito jovem tinha conhecimento em química, biologia, microbiologia, hematologia e biologia molecular. Também participei de competições em química geral”, disse Ian.

“Ganhei o primeiro e segundo lugares e naquele ponto eu disse, preciso aprender mais, preciso me aprofundar mais”.

O menino gênio também é um atleta de corrida de alta performance. Ele treina de 3 a 4 horas por dia e espera em um futuro próximo representar o México nas Olimpíadas.

A mãe de Ian, Sandra, disse à agência de notícias EFE como seu filho teve dificuldades na escola, apesar de ser tão brilhante.

Ele sofria bullying com frequência e teve problemas porque os professores queriam tratá-lo da mesma forma que os outros alunos, disse ela.

Eventualmente, no quarto ano, Sandra decidiu educá-lo em casa e o ajudou a chegar onde está hoje, uma criança feliz e cheia de energia.

A família de Ian até se mudou da cidade onde moravam, Puerto Vallarta, para que Ian pudesse estudar na universidade certa.

Ele planeja estudar para seu doutorado e quer fazer pesquisa sobre envelhecimento celular prematuro e prevenção de doenças para que seu trabalho duro “colha frutos e apoie a humanidade”.

Acima de tudo isso, Ian ainda encontra tempo para ser um menino normal. Ele é fá do jogador português Cristiano Ronaldo, tem dois gatos de estimação e gosta de música pop e eletrônica.

Fonte: Metro UK

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Empregos no Japão
Kumon - Aprenda japonês e tenha mais oportunidades!
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão