Por causa da influência do ar quente e úmido que flui em torno do tufão de número 2, o Mawar, a frente sazonal tornou-se ativa e há locais com registro de chuvas torrenciais, principalmente no lado do Pacífico, até sábado (3).
Até as 5h de sábado foram registradas precipitações históricas, de pouco mais de 500 milímetros em Hamamatsu (Shizuoka) e 507mm em Toba (Mie).
Nas regiões Shikoku, Kinki e Tokai a chuva muito forte passou, mas de Shizuoka a Kanto ainda pode haver risco de desastres causados por ela, segundo a Agência de Meteorologia do Japão (AMJ).
Vítimas do tufão e da frente sazonal
Somente na província de Aichi, mais de 120 mil pessoas receberam o alerta máximo, de nível 5, por causa dos riscos de desastres como inundações e deslizamentos.
Segundo o levantamento da NHK, até a manhã de sábado, foram confirmados 1 morte, 2 desaparecidos e pelo menos 29 feridos.
Um homem na faixa dos 60 anos, de Toyohashi (Aichi), foi encontrado inconsciente dentro do carro inundado. Foi levado ao hospital, onde foi confirmada a morte. Toyohashi e Toyokawa foram duas cidades cuja parte da população esteve sob alerta máximo, de nível 5.
As duas pessoas desaparecidas são de Kimino (Wakayama), sendo uma mulher que estava dentro do caminhão e um homem que foi levado pela correnteza de uma rodovia inundada, de acordo com relatos de testemunhas aos bombeiros. Estão sendo procuradas.
Pessoas feridas
Até as 10h há relatos de 10 províncias:
- 12 pessoas feridas em Kanagawa
- 2 em Chiba
- 1 em Tóquio
- 1 em Ibaraki
- 1 em Shizuoka
- 1 em Yamanashi
- 1 em Aichi
- 1 em Mie
- 1 em Wakayama
- 8 em Okinawa, pelo tufão
Prejuízos materiais
Segundo informações da Agência de Gestão de Incêndios e Desastres do Ministério dos Assuntos Internos e Comunicação (Soumu), foram constatados danos materiais em 12 províncias, com total de 178 casas ou edificações, pela chuva torrencial da frente sazonal.
Duas delas foram completamente destruídas, 5 semi-destruídas e 19 parcialmente danificadas. Além disso, 152 sofreram pelas inundações.
Veja os dados por província, em ampla área:
- 56 em Aichi
- 35 em Nara
- 31 em Wakayama
- 16 em Shizuoka
- 11 em Osaka e em Kochi
- 7 em Kanagawa
- 4 em Chiba
- 3 em Ehime
- 2 em Mie
- 1 em Nagano e em Hyogo
Fontes: AMJ, NHK, CBC TV, Nagoya TV e Tenki