Tragédia na Índia: acidente ferroviário mata 288 pessoas e deixa mil feridas

Os números das vítimas desse acidente ferroviário são de domingo, podendo aumentar.

Trem descarrilou com o choque e bateu contra um outro, na Índia (NHK)

Segundo as últimas notícias, pelo menos 288 pessoas morreram no trágico acidente envolvendo 2 trens de passageiros e um comboio de carga, na sexta-feira (2), no estado de Odisha, a leste da Índia, por volta das 19h no horário local. 

Publicidade

Estima-se que mais de mil pessoas ficaram feridas e lotam os hospitais da região. 

O ministro das ferrovias da Índia, Ashwini Vaishnaw, disse no domingo (4), que o acidente ocorreu “devido a uma mudança no intertravamento eletrônico” e que uma investigação mostraria “quem foi o responsável por esse erro”.

O trem de passageiros Coromandel Express, viajava de Calcutá para Chennai. Ao chocar contra o trem de cargas descarrilou. Uma parte dos vagões foi parar em outro trilho, colidindo contra um outro trem, o Yeshwantpur-Howrah Express. Foi um dos desastres ferroviários mais mortais da Índia e as autoridades se apressam para retomar os serviços enquanto averiguam as responsabilidades. 

Segundo informações do The Times India, o trem de cargas transportava minério de ferro e não descarrilou, por isso, o impacto maior foi no Coromandel Express, o qual transportava 1.257 passageiros e o outro 1.039.

O chamado piloto do Coromandel morreu e o copiloto está na UTI, segundo o jornal indiano.

“Foi um acidente muito perturbador, nenhum responsável será poupado”, declarou Narendra Modi, o primeiro-ministro da Índia na manhã de domingo, depois de ter ido ao local.

A Índia é uma das principais potências ferroviárias do mundo, mas foi apontado que instalações como trilhos estão envelhecendo. Outros acidentes ferroviários ocorreram no passado, como em 1995, resultando em 300 pessoas mortas; 285 vítimas fatais em 1999; 150 em 2016; e 20 em 2017.

Assista às imagens do vídeo produzido pelo The Telegraph.

Fontes: The Times of India e NHK

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Tufão e chuva torrencial: vítimas, incluindo uma morte

Publicado em 3 de junho de 2023, em Tempo

A sexta-feira e o sábado foram tensos para uma faixa coberta pela chuva torrencial no Japão, pois centenas de milhares de pessoas foram alvo de alerta máximo.

Parte da cidade de Toyokawa, em Aichi, inundada (helicóptero da CBC TV na tarde de sexta-feira)

Por causa da influência do ar quente e úmido que flui em torno do tufão de número 2, o Mawar, a frente sazonal tornou-se ativa e há locais com registro de chuvas torrenciais, principalmente no lado do Pacífico, até sábado (3).

Publicidade

Até as 5h de sábado foram registradas precipitações históricas, de pouco mais de 500 milímetros em Hamamatsu (Shizuoka) e 507mm em Toba (Mie). 

Nas regiões Shikoku, Kinki e Tokai a chuva muito forte passou, mas de Shizuoka a Kanto ainda pode haver risco de desastres causados por ela, segundo a Agência de Meteorologia do Japão (AMJ).

Vítimas do tufão e da frente sazonal

Foto da NHK, de carros abandonados em uma das cidades de Aichi

Somente na província de Aichi, mais de 120 mil pessoas receberam o alerta máximo, de nível 5, por causa dos riscos de desastres como inundações e deslizamentos.

Segundo o levantamento da NHK, até a manhã de sábado, foram confirmados 1 morte, 2 desaparecidos e pelo menos 29 feridos.

Um homem na faixa dos 60 anos, de Toyohashi (Aichi), foi encontrado inconsciente dentro do carro inundado. Foi levado ao hospital, onde foi confirmada a morte. Toyohashi e Toyokawa foram duas cidades cuja parte da população esteve sob alerta máximo, de nível 5.

As duas pessoas desaparecidas são de Kimino (Wakayama), sendo uma mulher que estava dentro do caminhão e um homem que foi levado pela correnteza de uma rodovia inundada, de acordo com relatos de testemunhas aos bombeiros. Estão sendo procuradas.

Pessoas feridas

Carros imobilizados em Okazaki, em Aichi, por volta das 17h (CBC TV)

Até as 10h há relatos de 10 províncias:

  • 12 pessoas feridas em Kanagawa
  • 2 em Chiba
  • 1 em Tóquio
  • 1 em Ibaraki
  • 1 em Shizuoka
  • 1 em Yamanashi
  • 1 em Aichi
  • 1 em Mie
  • 1 em Wakayama
  • 8 em Okinawa, pelo tufão

Prejuízos materiais

Parte da cidade de Toyokawa, em Aichi, inundada (helicóptero da CBC TV na tarde de sexta-feira)

Segundo informações da Agência de Gestão de Incêndios e Desastres do Ministério dos Assuntos Internos e Comunicação (Soumu), foram constatados danos materiais em 12 províncias, com total de 178 casas ou edificações, pela chuva torrencial da frente sazonal.

Duas delas foram completamente destruídas, 5 semi-destruídas e 19 parcialmente danificadas. Além disso, 152 sofreram pelas inundações

Veja os dados por província, em ampla área:

  • 56 em Aichi
  • 35 em Nara
  • 31 em Wakayama
  • 16 em Shizuoka
  • 11 em Osaka e em Kochi
  • 7 em Kanagawa
  • 4 em Chiba
  • 3 em Ehime
  • 2 em Mie 
  • 1 em Nagano e em Hyogo 
Fontes: AMJ, NHK, CBC TV, Nagoya TV e Tenki

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!