Foto meramente ilustrativa de fogo (PxFuel)
Na quinta-feira (8), o jornal Nishi Nihon informou que soube através de uma fonte, da ocorrência de um fogo explosivo durante um churrasco, o qual causou queimaduras graves em 4 estudantes, sendo que um morreu na manhã de terça-feira (6).
Publicidade
A ocorrência foi em um grande churrasco realizado em 24 de maio, pelo Hollywood World Beauty College, na cidade de Yanagawa (Fukuoka), com a participação de cerca de 470 alunos dessa escola técnica.
A delegacia de polícia local está investigando essa ocorrência, com a suspeita de negligência resultando em vítimas com ferimentos e morte.
Explosão de chamas queima 4 alunos
Segundo informações da polícia e dos bombeiros, antes das 13h dessa data, na quarta-feira, uma pessoa da escola ligou para o 119 pedindo socorro porque o fogo de uma das churrasqueiras queimou as roupas de algumas pessoas.
Quatro alunos, com idade entre 18 e 20 anos, foram socorridos imediatamente e foram internados com queimaduras, mas um deles, de 18 anos, que estava em estado grave, não resistiu. Os demais 3 estudantes estão em tratamento.
O jornal entrevistou um porta-voz do colégio técnico, o qual informou que o churrasco foi realizado para todos os alunos, usando 12 tambores, ao ar livre, na área da escola. Dentro deles foram misturados acendedores de fogo (着火剤, lê-se chakkazai), carvão e álcool desinfetante.
Segundo a informação, o fogo de um dos tambores apagou, então um dos professores jogou mais álcool, quando ocorreu uma explosão de chamas.
Pedido de desculpas
Logo depois dessa ocorrência, a instituição enviou um pedido formal de desculpas, em carta, para os pais de cada um dos alunos, explicando que “o acidente ocorreu devido a um erro de segurança de um dos funcionários”.
Depois da morte do aluno, outro pedido de desculpas foi apresentado e na quarta-feira o colégio técnico foi temporariamente fechado.
Essa teria sido a primeira vez que foi usado álcool no churrasco, embora sejam realizados eventos como esse 4 a 5 vezes por ano. Soube-se que o churrasco continuou mesmo depois que as ambulâncias transportaram os alunos feridos com queimaduras.
Jamais deve ser usado álcool no churrasco
“Para evitar insolação e carne malpassada, usamos álcool para acelerar o processo”, disse o diretor do Hollywood World Beauty College, lamentando o ocorrido.
A Agência de Gestão de Incêndios e Desastres (FDMA) alerta para não usar álcool onde há fogo, pois é facilmente inflamável.
Fontes: Nishi Nihon Shimbun e Asahi