Uma empresa de propaganda pediu desculpas por usas imagens de outros países em um vídeo promocional de turismo.
A campanha usou imagens de arrozais na Indonésia, dunas de areia nos Emirados Árabes Unidos e de uma aeronave pousando na Suíça.
A agência, a DDB Philippines, pediu desculpas pelo “descuido lamentável”.
A secretária do Turismo das Filipinas, Christina Garcia Frasco, disse que nenhum fundo público havia sido usado para fazer o vídeo.
Frasco disse que o Departamento de Turismo havia buscado confirmação repetidamente da agência de propaganda DDB Philippines de que os materiais usados no vídeo eram de propriedade deles e originais.
Ele foi produzido como parte da campanha “Love the Philippines” de US$900 mil, que foi lançada em junho.
O uso dos vídeos de outros países foi revelado pela primeira vez por análise da agência de notícias francesa AFP e da blogueira filipina Sass Rogando Sasot.
A DDB Philippines disse em sua própria declaração que o uso de ilustrações provenientes de sites de bancos de imagens em vídeos é padrão na indústria de propaganda, mas pediu desculpas por usar outros vídeos nesse caso.
O vídeo foi removido do Facebook oficial da DDB, mas ainda é possível encontrá-lo no YouTube. A a companhia disse que auxiliaria o departamento de turismo com sua investigação.
Fonte: BBC