Cerca de 10 mil litros de água contendo altos níveis de arsênio vazaram de um local de perfuração na província de Hokkaido, norte do Japão.
Vapor começou a emergir no local de perfuração de uma pesquisa de fonte geotermal na cidade de Rankoshi no fim de junho.
Altos níveis de arsênio foram subsequentemente detectados em amostras de água tiradas no lugar.
A companhia japonesa que conduz a perfuração está atualmente transferindo a água contaminada para um poço em um outro local.
Contudo, a Mitsui Oil Exploration Company disse no domingo (30) que aproximadamente 10 mil litros de água contaminada sendo mantida em um reservatório haviam transbordado para uma floresta de propriedade do governo provincial de Hokkaido.
Funcionários da companhia disseram que o volume que transbordou contou por cerca de 0.5% da água que vem sendo lançada do chão na forma de vapor todos os dias.
Eles também disseram que os níveis de arsênio na água que vazou eram menores do que a quantidade permitida para uso agrícola.
A companhia explicou a causa do vazamento, dizendo que uma válvula de tubulação usada para transferir água para um outro local deveria ter sido aberta, mas estava fechada.
Água contaminada também havia transbordado no início deste mês. Funcionários da companhia disseram que eles vão determinar por que a válvula estava fechada e prestar atenção na operação do local.
O arsênio é um elemento químico que pode ser empregado de diversas formas, mas que também conta com efeitos nocivos para os seres humanos.
Fonte: NHK