Tufão grande e muito forte: cancelamento de centenas de voos

Mais de 30 mil passageiros foram afetados pelos cancelamentos de voos para Okinawa e Amami, como também aqueles que pretendiam voar de Naha.

Filas imensas no Aeroporto de Naha, na segunda-feira (Ryukyu Shimpo)

Segundo informações da Agência de Meteorologia do Japão (AMJ), o tufão número 6, Khanun, muito forte e grande, está se movendo lentamente (15 km/h), sobre o Pacífico, a sul da Ilha Daito (Okinawa).

Publicidade

Ele mudou levemente o curso e como se move de forma lenta, é possível que a forte tempestade sobre Okinawa se prolongue, além da possibilidade de fazer uma curva e seguir em direção a Kyushu.

Na tarde de segunda-feira (31), a pressão atmosférica central é de 945hPa e a área de tempestade é de 600 quilômetros de diâmetro.

A principal ilha de Okinawa já se encontra sob a área de ventos fortes do tufão e existe o risco de tempestade tão forte ao ponto de destruir casas e de derrubar caminhões, por isso, a população local foi alertada para tomar as devidas providências no período da manhã. 

Previsão de curso do 6.º tufão do ano, sobre Amami e Okinawa (AMJ)

A previsão é de rajadas de vento de até 60 metros por segundo (216km/h) em Okinawa e 40m/s (144km/h) em Amami, na terça e quarta-feira.

Mais de 30 mil passageiros afetados pelo tufão

Muitos voos foram cancelados na segunda-feira. Formou-se uma longa fila de turistas no Aeroporto de Naha, na tentativa de antecipar a volta. Porém, muitos não conseguiram e o que se viu no aeroporto foi muitas pessoas ligando para os hotéis para assegurar estadia até quarta, quinta ou sexta-feira, pois tudo vai depender do curso do Khanun. 

Na segunda-feira, a All Nippon Airways (ANA) e a Japan Airlines (JAL) cancelaram mais de 140 voos, tanto os que partiriam de Naha, quanto os que iriam para Okinawa e Amami.

Os cancelamentos afetaram 19,2 mil passageiros da ANA e 12.630 da JAL.

Nos portos, tanto de pesca quanto de lazer, os donos das embarcações já tomaram providências para imobilizá-las no domingo, já que a previsão indicava a aproximação do tufão na segunda-feira.

Fontes: FNN, NTV, Ryukyu Shimpo, AMJ e Tenki

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Cerca de 10 mil litros de água com altos níveis de arsênio vazam em Hokkaido

Publicado em 31 de julho de 2023, em Sociedade

A companhia japonesa que conduz a perfuração está atualmente transferindo a água contaminada para um poço em um outro local.

Água contaminada também havia transbordado no início deste mês (NHK)

Cerca de 10 mil litros de água contendo altos níveis de arsênio vazaram de um local de perfuração na província de Hokkaido, norte do Japão.

Publicidade

Vapor começou a emergir no local de perfuração de uma pesquisa de fonte geotermal na cidade de Rankoshi no fim de junho.

Altos níveis de arsênio foram subsequentemente detectados em amostras de água tiradas no lugar.

A companhia japonesa que conduz a perfuração está atualmente transferindo a água contaminada para um poço em um outro local.

Contudo, a Mitsui Oil Exploration Company disse no domingo (30) que aproximadamente 10 mil litros de água contaminada sendo mantida em um reservatório haviam transbordado para uma floresta de propriedade do governo provincial de Hokkaido.

Funcionários da companhia disseram que o volume que transbordou contou por cerca de 0.5% da água que vem sendo lançada do chão na forma de vapor todos os dias.

Eles também disseram que os níveis de arsênio na água que vazou eram menores do que a quantidade permitida para uso agrícola.

A companhia explicou a causa do vazamento, dizendo que uma válvula de tubulação usada para transferir água para um outro local deveria ter sido aberta, mas estava fechada.

Água contaminada também havia transbordado no início deste mês. Funcionários da companhia disseram que eles vão determinar por que a válvula estava fechada e prestar atenção na operação do local.

O arsênio é um elemento químico que pode ser empregado de diversas formas, mas que também conta com efeitos nocivos para os seres humanos.

Fonte: NHK

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão