Um satélite revolucionário que revelará objetos celestes em uma nova luz e o módulo lunar “Moon Sniper” foram lançados na manhã de quinta-feira (7).
O lançamento da Agência Aeroespacial Japonesa (JAXA), que foi reagendado várias vezes devido ao mau tempo, ocorreu a bordo de um foguete H-2A do Centro Espacial de Tanegashima às 8h42.
O evento transmitido ao vivo no canal do YouTube da JAXA.
O satélite XRISM (pronunciado “crism”), também chamado de X-Ray Imaging Spectroscopy Mission, é uma missão conjunta entre a JAXA e a NASA, junto com a participação da Agência Espacial Europeia e a Agência Espacial Canadense.
Junto com a viagem estava o SLIM da JAXA, ou Smart Lander for Investigating Moon. Esse módulo de exploração de pequena escala é designado a demonstrar um pouso de precisão em um local específico dentro de 100 metros, ao invés da faixa típica de quilômetros, ao se basear em tecnologia de pouso de alta precisão.
O satélite e seus dois instrumentos observarão as regiões mais quentes do universo, maiores estruturas e objetos com a gravidade mais forte, de acordo com a NASA. O XRIMS detectará luz de raio-X, um comprimento de onda invisível aos humanos.
Fonte: CNN