No ano passado, 9 mil estrangeiros desapareceram enquanto residiam no Japão como estagiários técnicos, o segundo maior número de todos os tempos.
Segundo informações do governo japonês, atualmente são aproximadamente 320 mil estagiários técnicos trabalhando no país. O número exato dos que desapareceram de seus locais de trabalho foi de 9.006 pessoas.
Por nacionalidade, os vindos do Vietnã são a maioria, cerca de 6 mil que fugiram.
Segundo as regras, os estagiários técnicos são proibidos de mudar de emprego, mas muitos deles desapareceram em busca de salários mais elevados ou condições melhores.
Problemas graves enfrentados pelos estagiários técnicos
O programa de estagiários técnicos estrangeiros foi criado em 1993 com a intenção de contribuir com a formação tecnológica aos países em desenvolvimento. O nome parece bonito, mas na verdade foi para assegurar mais mão de obra estrangeira em meio à escassez no país.
Logo começaram vir à tona os problemas como exploração da mão de obra, assédio do poder, falta de pagamento, violência e outros, cometidos pelos empregadores ou pelas agências intermediárias.
Uma comissão de especialistas do governo está discutindo a eliminação desse sistema para criar um novo. Considera-se a flexibilização das restrições à mudança de emprego e a prestação de apoio à progressão na carreira, para que esses trabalhadores estrangeiros possam utilizar as competências que adquiriram.
Fonte: ANN