Cães farejadores ajudarão a inspecionar trens franceses e o metrô de Paris em busca de percevejos após dezenas de relatos de infestações, disse o ministro dos Transportes na quarta-feira (4), acrescentando que até agora nenhum único havia sido encontrado.
Clement Beaune disse que houve cerca de 10 relatos de viajantes sobre percevejos no transporte público de Paris da operadora RATP e 37 na operadora ferroviária SNCF nas últimas semanas.
“Quando há um problema, lidamos com ele, não negamos. Não há surto de percevejos no transporte público”, disse Beaune após uma reunião com operadoras de transporte e associações de viagem.
Cidadãos horrorizados relataram terem visto as criaturas nas últimas semanas em trens, no metrô de Paris, assim como em cinemas e escolas, espalhando temor de uma suposta invasão.
Os avistamentos causaram pânico no país, com a França no meio de realizar a Copa do Mundo de Rugby e se preparando para receber milhões de pessoas para a Olimpíada de Paris no próximo ano.
Baune disse que todas as operadoras de transporte público francesas reforçaram procedimentos de saúde em geral e a luta contra os percevejos em particular, notavelmente com equipes de cães farejadores, as quais ele disse serem os meios mais eficazes de detecção.
“Não há aumento nos casos, sem psicose, sem necessidade de ansiedade”, disse ele.
Em um sinal de quão seriamente o governo do presidente Emmanuel Macron vê a questão com a Olimpíada iminente, uma reunião interministerial ocorrerá na sexta-feira (6) organizada pela primeira-ministra Élisabeth Borne, disse o porta-voz do governo, Olivier Véran.
Percevejos “afetam a saúde, a economia, o transporte e o turismo” e, “portanto, exigem uma abordagem compreensiva”, disse Véran aos repórteres.
Acredita-se que uma em cada 10 casas na França já teve um problema com percevejos nos últimos poucos anos, exigindo uma operação de controle de pestes que custa várias centenas de euros que geralmente precisa ser repetida.
Percevejos se alojam em colchões, embora eles também possam se esconder em roupas e malas. Eles saem à noite para se alimentar do sangue humano.
Picadas de percevejo deixam bolhas ou irritações na pele e podem causar coceira intensa ou reações alérgicas. Eles também causam estresse psicológico, problemas do sono, ansiedade e depressão.
Fonte: Channel News Asia