O Japão está observando uma escassez grave de medicamentos genéricos para tratar influenza em meio à propagação da doença e da covid-19, de acordo com uma reportagem.
O número de casos de influenza por instituição médica no Japão excedeu o nível de alerta na semana passada, de acordo com o site Japan Times.
O Ministério da Saúde, que coleta relatórios sobre influenza de 5 mil instituições médicas a nível nacional, previu uma possibilidade de um grande surto dentro de 1 mês.
Com o anúncio no domingo (22), o ministério está agora se apressando para resolver questões estruturais que afetam a indústria de remédios que levou a uma escassez de medicamentos genéricos no país.
O país desativou 10 instalações de fabricantes de medicamentos genéricos desde 2021 devido a questões de qualidade, disse o ministério. A pandemia de Covid e a propagação da influenza levaram a uma escassez de fornecimento.
O fornecimento de remédios para tratar tosse diminuiu 15%, disse o ministério. Isso ocorreu quando o país elevou o nível de alerta para influenza e fechou totalmente ou parcialmente 1.772 escolas.
A propagação da influenza na temporada também é causa de preocupação porque ela geralmente se espalha no inverno.
“Acredita-se que vários fatores tenham representado um papel na atual propagação de influenza, incluindo um declínio na imunidade, visto que a doença são se espalha há muito tempo, e um aumento nas viagens entre o Japão e o exterior”, disse um funcionário do ministério.
Ele pediu às pessoas que continuem realizando esforços para prevenir infecção como fizeram com a Covid.
Fonte: The Independent