Japão rumo à aprovação da cannabis para fins medicinais

Em comparação a outros países desenvolvidos, o Japão está atrasado no uso da cannabis para desenvolvimento de medicamentos, mas agora o governo aprovou o projeto de lei.

Foto ilustrativa de cannabis (arquivo da NHK)

Na manhã de terça-feira (24), o gabinete do governo aprovou um projeto de lei para alterar a Lei de Controle da Cannabis, que permitirá o uso doméstico de produtos farmacêuticos contendo ingredientes extraídos da planta, com confirmação de segurança e considerados eficazes.

Publicidade

No entanto, quem a consome como droga recreativa, não pode comemorar. Como medida contra o abuso de drogas, a maconha continuará sujeita à Lei de Controle de Entorpecentes, portanto, alvo de penalidade criminal para posse, tráfico, uso e cultivo. 

O objetivo do projeto de lei, o qual deverá ser aprovado pela Dieta, é que entre em vigor no prazo de um ano após a promulgação.

As alterações propostas pelo governo à Lei de Controle da Cannabis, incluem:

  • Permissão do uso doméstico de medicamentos feitos a partir da planta
  • O cultivo, que atualmente é permitido apenas para coleta de fibras e sementes e para fins de pesquisa, mas a partir da nova lei, também será autorizado para fins de coleta de matérias-primas para a produção dos medicamentos

De acordo com o Ministério da Saúde, Trabalho e Bem-Estar (MHLW), os ensaios clínicos já começaram no Japão para produtos farmacêuticos feitos a partir da planta de cannabis para uso no tratamento da epilepsia, o que beneficiará 20 a 40 mil pessoas.  

Fontes: Fukui Shimbun e NHK

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Japão enfrenta ‘escassez’ de medicamentos para tratar influenza

Publicado em 24 de outubro de 2023, em Sociedade

Aumento de casos levou ao fechamento de várias escolas. O número de casos por instituição médica no Japão excedeu o nível de alerta.

O número de casos de influenza por instituição médica no Japão excedeu o nível de alerta (ilustrativa/banco de imagens)

O Japão está observando uma escassez grave de medicamentos genéricos para tratar influenza em meio à propagação da doença e da covid-19, de acordo com uma reportagem.

Publicidade

O número de casos de influenza por instituição médica no Japão excedeu o nível de alerta na semana passada, de acordo com o site Japan Times.

O Ministério da Saúde, que coleta relatórios sobre influenza de 5 mil instituições médicas a nível nacional, previu uma possibilidade de um grande surto dentro de 1 mês.

Com o anúncio no domingo (22), o ministério está agora se apressando para resolver questões estruturais que afetam a indústria de remédios que levou a uma escassez de medicamentos genéricos no país.

O país desativou 10 instalações de fabricantes de medicamentos genéricos desde 2021 devido a questões de qualidade, disse o ministério. A pandemia de Covid e a propagação da influenza levaram a uma escassez de fornecimento.

O fornecimento de remédios para tratar tosse diminuiu 15%, disse o ministério. Isso ocorreu quando o país elevou o nível de alerta para influenza e fechou totalmente ou parcialmente 1.772 escolas.

A propagação da influenza na temporada também é causa de preocupação porque ela geralmente se espalha no inverno.

“Acredita-se que vários fatores tenham representado um papel na atual propagação de influenza, incluindo um declínio na imunidade, visto que a doença são se espalha há muito tempo, e um aumento nas viagens entre o Japão e o exterior”, disse um funcionário do ministério.

Ele pediu às pessoas que continuem realizando esforços para prevenir infecção como fizeram com a Covid.

Fonte: The Independent

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
Estude NIHONGO com o Kumon!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!