Pela primeira vez um estrangeiro é condecorado com o Prêmio de Honra ao Cidadão de Ibaraki, nas instalações do governo da província, na sexta-feira (10).
O diploma foi outorgado a Zico (Arthur Antunes Coimbra), 70 anos, o qual atuou como técnico da seleção japonesa de futebol e atualmente é conselheiro do clube Kashima Antlers, que disputa o J1.
“Estou feliz e honrado. Pude reafirmar que o que fiz não foi errado”, disse Zico após a cerimônia.
O icônico brasileiro foi a 25.ª pessoa a receber essa homenagem do governo da província de Ibaraki. “Somos orgulhosos de tê-lo como um cidadão de Ibaraki, que além de contribuir para a revitalização regional, também fez contribuição na visão para a formatação de 100 anos da J-League”, destacou o governador Kazuhiko Oigawa.
Zico, ex-futebolista brasileiro, foi um dos melhores jogadores da história. Depois de deixar os campos como atleta, atuou como dirigente e técnico, e ainda é diretor técnico do Kashima Antlers.
A sua contribuição para o futebol profissional japonês é imensurável. Chegou ao Japão em 1991, para ingressar no time Sumitomo Metal Industries, antecessor do Antlers. Como jogador no primeiro ano da J-League em 1993, levou o Antlers à vitória na primeira série e se aposentou no ano seguinte.
Na coletiva de imprensa, Zico disse: “Sou ambicioso, então queria construir uma equipe, alcançar resultados e conectá-la ao futuro. É uma alegria que tenha dado bons frutos”.
“A província de Ibaraki se tornou conhecida em todo o mundo através do futebol. Temos o Antlers e também o Mito HollyHock (J2). Espero que o HollyHock chegue à J1, oro para que isso aconteça para animar ainda mais a província”, falou Zico.
Nesse dia, Zico também realizou uma palestra para 270 pessoas, sobre o treinamento de futebol infantil para mais de 270 treinadores e torcedores.
Fonte: Tokyo Shimbun