O Lago Biwa ou Biwako em japonês, situado na província de Shiga, é conhecido como o reservatório de água da região Kansai. No entanto, esse imenso lago está passando pela seca e o nível da água caiu ainda mais, chegando a 65 centímetros negativos.
O nível é o mais baixo desde o histórico mínimo de 69 centímetros há um ano.
Segundo a análise do governo da província de Shiga, acredita-se que a seca seja por falta das chuvas em setembro e outubro. Sem tufões nesse período, a precipitação média normal em setembro que é de 204mm, este ano foi de apenas 109mm. Em outubro também foi inferior, na casa dos 70%, pois a precipitação foi de 107mm.
Nos últimos 30 dias, o nível da água do Biwako vem reduzindo 1 centímetro a cada dois dias.
Nessa situação, é possível ver a muralha de rochas do Castelo de Sakamoto, submerso.
Na segunda-feira (27) o governo da província de Shiga estabeleceu um Conselho de Ligação e Coordenação da Queda do Nível da Água pela primeira vez em dois anos. O grupo analisará o impacto da seca na pesca e no ecossistema. Se a seca continuar, será preciso restringir o fornecimento de água para as províncias de Osaka e Quioto.
Estão sendo liberados pelo menos 15 metros cúbicos de água por segundo e, se não chover, o nível da água cairá cerca de 1 centímetro por dia.
Fontes: MBS, Yomiuri e Asahi