Um estudo recente descobriu que o wasabi, um tempero japonês tradicional e condimento popular no sushi, pode ser benéfico na melhoria da memória dos idosos e habilidades cognitivas.
A pesquisa, conduzida em conjunto pela fabricante de alimento japonesa Kinjirushi e a Universidade de Tohoku, focaram em um tipo de óleo de mostarda chamado hexaraphane encontrado em pequenas quantidades nas raízes da planta e rizomas (caules).
A pesquisa investigou se o composto, já conhecido por ter efeitos antioxidantes e anti-inflamatórios no corpo, tem um impacto positivo na função cognitiva para adultos saudáveis com idade igual ou superior a 60 anos.
No total, 72 adultos saudáveis com idades entre 60 e 80 foram divididos em 2 grupos para a pesquisa, com um consumindo 0,8 miligramas de hexaraphane como suplemento diário – equivalente a 5 gramas de wasabi – por 12 semanas, enquanto o outro recebeu placebo*.
Testes cognitivos pós-teste mostraram que o grupo que consumiu o suplemento apresentou uma melhoria significativa em suas memórias esporádica e de trabalho comparados ao grupo do placebo.
Melhorias cognitivas foram particularmente evidentes em termos de suas habilidades em processar conversações curtas, executar cálculos simples e corresponder nomes a faces.
As descobertas foram publicadas em 30 de outubro na edição online do jornal europeu Nutrients.
A Kinjirushi disse que está explorando a possibilidade de usar a descoberta para desenvolver novos produtos destinados à melhoria de memória.
*Um placebo é elaborado para ter a aparência exata de um medicamento real, porém é composto por substâncias químicas inativas, como amido e açúcar.
Fonte: Japan Times