A princesa Aiko, única filha do imperador Naruhito e da imperatriz Masako, faz 22 anos nesta sexta-feira (1º) em meio ao seu último ano na universidade em que ela está fazendo o balanço com estudos e uma ampla gama de funções oficiais como membro da família imperial japonesa.
Suas funções oficiais permitem que a princesa se conecte com a história e tradições da família imperial, reafirmando a compreensão de suas responsabilidades, de acordo com a Agência da Casa Imperial.
Atualmente estudante do quarto ano da Faculdade de Letras da Universidade Gakushuin, a princesa vem estudando no campus desde a primavera passada após participar de aulas online durante a pandemia de coronavírus.
Ela vem fazendo vários cursos, incluindo educação de bem-estar e física, e aprofundando seu conhecimento da literatura e poesia das eras Heian, Kamakura, Edo e Meiji. Recentemente, ela vem aproveitando suas horas livres para trabalhar em sua tese, disse a agência.
Aiko, que se matriculou na universidade em 2020, não é elegível para ascender ao Trono do Crisântemo, visto que a Lei da Casa Imperial de 1947 não permite que mulheres façam isso.
Ela disse que ficou nervosa em sua primeira aparição em público para as saudações de Ano Novo no Palácio Imperial no início de 2023, mas gradualmente se acostumou com a atmosfera e ficou aliviada quando o evento prosseguiu estavelmente, de acordo com a agência.
No palácio, a princesa cuida de seu cão e dois gatos e também cultiva vegetais.
Fonte: Mainichi