Tanto ela quanto o falecido marido foram professores por longos anos, por isso, decidiram doar os 200 milhões de ienes para serem aplicados à educação.
A japonesa com a foto do falecido marido na cerimônia de doação, ao lado do prefeito de Inashiki (Asahi)
A japonesa Atsuko Hasegawa (長谷川淳子), 84 anos, residente em Narita (Chiba), doou títulos de ações no valor de 200 milhões de ienes para a prefeitura de Inashiki (Ibaraki), com o pedido que seja usado na educação das crianças de sua cidade natal.
Publicidade
Ela disse que quis retribuir à comunidade onde ela e seu falecido marido trabalharam nas escolas por longos anos. Ela foi orientadora educacional e o marido foi professor por décadas nas escolas primárias.
Seu marido faleceu com 87 anos, em janeiro deste ano, e deixou como pedido fazer essa doação.
De acordo com o Conselho Municipal de Educação, o casal informou da sua intenção de doação em outubro do ano passado e foi iniciado o processo para aceitá-la. Pouco depois, a saúde do marido piorou e ele foi a óbito. Mas, a esposa cumpriu o seu desejo em 8 de novembro deste ano. As ações recebidas foram convertidas em dinheiro em espécie em 14 do mesmo mês.
Segundo a viúva, o marido cursou a faculdade com dificuldades financeiras, por isso, seu desejo foi “espero poder ajudar as crianças que pretendem seguir para a faculdade e pós-graduação”.
A prefeitura propôs a portaria e o orçamento necessários à reunião ordinária da Câmara Municipal realizada na terça-feira (5) para utilizar todo o valor como fundo a fim de destinar às bolsas de estudo e outros fins.
“Somos muito gratos. Continuaremos a dar suporte às crianças de Inashiki para que possam prosseguir seus estudos”, disse o prefeito na cerimônia de doação em 1.º deste mês.
Fonte: Asahi