O governo japonês deverá iniciar ainda este mês o pagamento de 70 mil ienes como benefício para as famílias isentas do imposto municipal, como iniciativa das medidas econômicas para dar apoio ao sustento.
Informou na quarta-feira (6) que entrou em fase de ajuste para entregar 50 mil ienes adicionais aos filhos dessas famílias, com idade até 18 anos.
A ideia é fornecer um apoio mais generoso às famílias de baixos rendimentos que criam filhos e que estão sendo afetadas pelo aumento do custo de vida, para minimizar esse impacto.
Esse novo benefício deverá ser implementado até fevereiro do próximo ano, dentro do ano fiscal 2023 que termina em março.
Além disso, o governo está considerando um benefício de 10 mil ienes aos contribuintes que pagam pouco imposto de renda.
As famílias de baixa renda foram beneficiadas com 30 mil ienes em março deste ano. Depois, cada um dos filhos de até 18 anos dessas famílias recebeu 50 mil ienes de benefício.
Com esse de 70 mil ienes, essas famílias isentas do imposto municipal receberão um total de 100 mil ienes em 2023. Seus filhos, idem, já que se considera um outro de 50 mil ienes. Portanto, uma família composta por pai, mãe e 2 filhos (criança e adolescente) será beneficiada com 400 mil ienes.
Fontes: Yomiuri e Asahi