A uma certa altura no mercado de câmbio de Nova Iorque, a moeda japonesa chegou a ¥141/dólar, o que não acontecia há 4 meses.
Imagem ilustrativa da NHK
No mercado de câmbio de Nova Iorque, Estados Unidos, na tarde quinta-feira (7), horário local, e manhã de sexta-feira (8), horário de Tóquio, a taxa de câmbio do iene em relação à moeda americana disparou acentuadamente e, a certa altura, chegou ao nível elevado de 141 ienes por dólar.
Publicidade
Esta é a primeira vez em quatro meses, desde agosto, que o iene se valoriza em relação ao dólar. Depois disso, a moeda japonesa voltou rapidamente para uma direção mais fraca e, na noite de quinta-feira, ficou em torno do nível de 144 ienes.
A moeda japonesa tem apresentado movimentos instáveis, uma vez que a compra de ienes e a venda de dólares aumentaram em resposta às declarações do diretor do Banco do Japão, Kazuo Ueda, e a outros fatores, com vista a revisões de política.
“Acho que será ainda mais desafiador do final do ano para o próximo”, disse Ueda, o que sugere que o Banco do Japão não tomará medidas para revisar as suas atuais medidas de flexibilização monetária em grande escala.
“Como as taxas de juro de longo prazo nos Estados Unidos estão numa tendência descendente devido à visão de que a Reserva Federal finalizou o aumento das taxas de juros, as observações do diretor Ueda levaram os investidores a comprar ienes”, explicou um analista de mercado para a NHK.
Fontes: NHK e Nikkei