A temperatura parece uma gangorra esta semana, aumentando e diminuindo. As mudanças climáticas serão especialmente dramáticas a partir deste fim de semana até o início da próxima semana.
Até o fim de semana poderá excepcionalmente quente, segundo a previsão meteorológica, mas depois se espera uma queda, com neve em alguns locais do Japão.
A partir de domingo (17), a previsão indica que as temperaturas em todo o país deverão cair drasticamente, transformando o tempo de calor de outono em frio de meio de inverno.
O motivo dessa mudança é o desenvolvimento de uma área de baixa pressão próxima ao Japão, entre 15 e 16. Assim, uma frente fria deverá cobrir parte do arquipélago a partir de domingo.
Em Hokkaido e na região Tohoku continuará nevando, normal para a época. Há previsão de neve nas províncias de Toyama, Kanazawa e Fukui, provavelmente com acúmulo até nas planícies. Portanto, é conveniente ficar atento, pois poderá ser preciso trocar os pneus do carro.
Frio incomum e neve em outras províncias
Também pode ser que tenha queda de neve no norte da região Kinki, nas províncias de Tottori e Shimane, bem como em parte de Hiroshima e Yamaguchi.
Dependendo do volume de queda de neve, poderá ser necessário removê-la também em Hokuriku, por isso, os residentes dessa região podem deixar preparada a pá.
Mesmo que não tenha queda dos flocos brancos, é necessário preparar os casacos, pois em ampla área do Japão, as mínimas previstas de Nagoia a Fukuoka poderão chegar a 1 ou 2ºC, na próxima quinta-feira (21). É esperado um frio incomum que só acontece uma vez a cada 10 anos nesta época.
Fontes: WeatherNews, Weather Map e Weather Yahoo!