Kishida considera substituir todos os ministros da facção Abe, dizem fontes

Kishida já decidiu demitir o secretário-chefe do Gabinete Hirokazu Matsuno por sua alegada falha em reportar milhões de ienes recebidos como parte de esforços de arrecadação de fundos para a facção do partido.

Kishida já decidiu demitir o secretário-chefe do Gabinete (banco de imagens)

O premier do Japão, Fumio Kishida, está considerando substituir todos os ministros do Partido Liberal Democrático (PLD) anteriormente liderado pelo falecido ex-primeiro-ministro Shinzo Abe, por uma série de escândalos de arrecadação de fundos políticos, disseram no domingo (10) fontes com conhecimento do assunto.

Publicidade

Kishida já decidiu demitir o secretário-chefe do Gabinete Hirokazu Matsuno por sua alegada falha em reportar milhões de ienes recebidos como parte de esforços de arrecadação de fundos para a facção do partido, que é a maior dentro do partido dominante, disseram as fontes.

O ministro da Economia, Comércio e Indústria, Yasutoshi Nishimura, enfrenta alegações similares.

Junto com os ministros espera-se que Kishida também demita todos os vice-ministros sênior e vice-ministros parlamentares da facção de Abe, acrescentaram as fontes.

Além de Matsuno, o principal porta-voz do governo, e Nishimura, a lista inclui outros 2 ministros, 5 vice-ministros sênior e 6 vice-ministros parlamentares da facção de Abe.

É provável que Kishida indique o momento quando mudar seu Gabinete após o fim da atual sessão parlamentar extraordinária na quarta-feira (13), disseram as fontes, enquanto pedidos aumentam para que Matsuno seja substituído o mais rápido possível, já que ele realiza 2 coletivas de imprensa diárias durante a semana.

Os escândalos vieram à tona após uma queixa criminal alegando que 5 facções do PLD, incluindo a do grupo de Kishida, subestimaram suas receitas de eventos políticos de captação de fundos.

Fonte: Mainichi

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Brasileiro é preso em Mie: comportamento estranho chamou a atenção

Publicado em 11 de dezembro de 2023, em Crime

Uma pessoa viu o comportamento suspeito e ligou para a polícia. Ele se identificou como brasileiro e foi preso mais tarde.

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
Estude NIHONGO com o Kumon!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!