Terminado o período de festividades relacionadas ao final de ano, onde muitos estiveram pensativos sobre os desejos e objetivos não alcançados e outros se sentiram agradecidos pelas conquistas, dá-se início o tempo para viver o novo. Aquilo que não pôde ser concluído, poderá ser reavaliado, ajustado e manter-se como parte de seus planos somado aos novos que provavelmente surgirão.
O Ano Novo pode ser visto simbolicamente como um portal, onde adentrá-lo pode representar para cada um muitas coisas, novas possibilidades, novos projetos, novas esperanças, novas formas de viver e aceitar a vida. Todo novo pode ser um estimulador de expectativas, medos, inseguranças, mas tudo isso está dentro do esperado, e, é na vivência que vamos nos adaptando e integrando esse novo ano em nossas vidas.
‘O novo sempre despertou perplexidade e resistência’. (Sigmund Freud)
Como alguns já sabem, no mês de janeiro se intensifica a campanha que aborda a temática saúde mental, conhecida na área da saúde como janeiro branco. Esta campanha chama para a reflexão das diversas questões de saúde, cujo tratamento está relacionado com os conhecimentos da psicologia e psiquiatria.
Falar de saúde mental ainda é um tabu. Poder ocupar espaços e alcançar um número maior de pessoas, além de trazer conhecimento sobre as diversas questões ligadas ao tema, é o objetivo dessa campanha.
‘Não desejo suscitar convicções, o que desejo é estimular pensamento e derrubar preconceitos’. (Sigmund Freud)
Quando se tem a dimensão da importância do assunto, se faz possível olhar para o sofrimento do outro de maneira mais empática. As angústias e os sintomas podem ser exteriorizados através da fala de quem sofre, pois cria-se um lugar de menos julgamento e mais acolhimento.
Saúde mental cuidada e emoções estabilizadas facilitam o manejo com as adversidades, contribuem para uma maior assertividade, maior desenvolvimento em projetos, aceitação das situações e dos outros.
Então vamos iniciar o ano de 2024 olhando para saúde mental de forma diferente. Observe-se, perceba se está tudo bem ou se algo tem lhe tirado o sono, angustiado ou chamado à atenção.
Façamos do novo ano, o tempo para viver o novo. Tempo de novos pensamentos, novos conhecimentos e de transformações.
Boas reflexões!
Eliana Nonaka (toque para conectar no Facebook) ou (toque para conectar no Whatsapp).
Se deseja conversar, desabafar ou busca orientações, entre em contato com a autora e solicite atendimento online. É mais prático e eficaz do que se imagina. Link no card abaixo.
Leia também: Relações amorosas e a dor do fim
Se deseja conversar, desabafar ou busca orientações, entre em contato com a autora e solicite atendimento online. É mais prático e eficaz do que se imagina. Link no card abaixo.