Desde a desintegração da Pangea que formou o mundo, fomos ensinados que há 7 oceanos.
Mas agora, cientistas acreditam que um novo está se formando, visto que o continente africano começa lentamente a se dividir em dois.
Pesquisadores descobriram duas grandes partes de terra dentro da África que começaram a se separar e acredita-se que um novo oceano se formará na divisão.
A África é o segundo maior continente do mundo, com uma massa de terra de mais de 30 milhões de quilômetros quadrados e também é o mais populoso. A maioria de seus 54 países não têm saída para o mar, entretanto, isso está prestes a mudar.
Geólogos acreditam que países como Uganda e Zâmbia poderiam ter suas próprias linhas costeiras se as duas massas de terra continuarem a se separar.
No jornal revisto em pares (peer-reviewed), Geophysical Research Letters, especialistas confirmaram que a divisão no continente africano está criando um caminho para um novo oceano se formar.
Cientistas identificaram a localização exata onde o continente começou a ser dividir primeiro, no subterrâneo profundo. A rachadura começou a aparecer em 2005 nos desertos da Etiopia.
A rachadura é conhecida como Rift do Leste Africano e tem 56Km. O início está posicionado no ponto de encontro de três placas tectônicas que se separaram gradualmente.
Christopher Moore, estudante de doutorado na Universidade de Leeds, disse ao site da NBC News, “Esse é o único lugar na Terra onde você pode estudar como uma fissura continental se torna uma fissura oceânica”.
Moore e outros pesquisadores usaram radar de satélite para monitorar atividade vulcânica no leste da África, visto que isso é associado com movimentos tectônicos.
Apesar de serem capazes de monitorar o movimento, a divisão é um processo muito gradual e cientistas acreditam que levará mais 5 a 10 milhões de anos para o novo oceano se formar completamente.
Fonte: Indy 100