Toyota investirá em subsidiária da fabricante de chips TSMC no Japão

A Toyota investirá na Japan Advanced Semiconductor Manufacturing (JASM), uma subsidiária da TSMC que vai operar sua planta de Kumamoto.

A Toyota se junta à Denso e Sony no fornecimento de fundos para impulsionar a indústria de semicondutores (banco de imagens)

A Toyota Motor investirá na subsidiária japonesa da Taiwan Semiconductor Manufacturing Co (TSMC) para financiar a construção de uma segunda fábrica de chips na província de Kumamoto, anunciaram na terça-feira (6) as duas companhias.

Publicidade

Investidores existentes, incluindo a Sony e a Denso, também farão investimentos adicionais na unidade, disse a Japan Advanced Semiconductor Manufacturing, TSMC, confirmando uma reportagem anterior do site Nikkei. A TSMC ainda detém uma participação de 86,5% na subsidiária, enquanto a Sony, Denso e Toyota manterão 6%, 5,5% e 2%, respectivamente.

A TSMC disse que a primeira fábrica, que começou a ser construída em Kumamoto em abril de 2022, deve iniciar as operações neste ano.

A segunda planta poderá começar a funcionar até o fim de 2027. A companhia disse que o investimento total na JASM excederá US$20 bilhões “com forte suporte do governo japonês”. O valor da mais recente rodada de fundos não foi revelado.

A Toyota vem fortalecendo relações com a indústria de semicondutores na esperança de obter fornecimento estáveis de chips avançados para uso em veículos elétricos e autônomos.

Fonte: Asia Nikkei

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Toyota eleva previsão do lucro operacional para 4,9 trilhões de ienes

Publicado em 7 de fevereiro de 2024, em Economia

Se a Toyota Motor conseguir chegar ao lucro operacional de 4,9 trilhões de ienes, será um marco histórico no Japão.

Foto ilustrativa de uma linha de montagem da Toyota Motor (FNN)

Na terça-feira (6) a Toyota Motor anunciou sua previsão de vendas consolidadas para o ano fiscal 2023 que termina em março deste ano. Por causa das fraudes na Daihatsu Motor e na Toyota Industries, fez um ajuste e reduziu 150 mil unidades de veículos acabados na sua previsão de vendas.

Publicidade

O volume total de vendas estimado para o ano fiscal 2023 é de 11,23 milhões de unidades de veículos.

Os resultados financeiros consolidados da Toyota Motor, no período de abril a dezembro do ano passado mostraram que as vendas aumentaram 23,9% em comparação com o mesmo período do ano anterior, para 34,227 trilhões de ienes. E o lucro operacional praticamente dobrou, segundo a montadora, passando a 4,24 trilhões de ienes.  

O número de unidades vendidas aumentou em todas as regiões do mundo, com a influência do aumento de preços e da desvalorização do iene.

Toyota estima lucro operacional de 4,9 trilhões de ienes

Por isso, a Toyota Motor informou que fez um ajuste na previsão de lucro final para este ano fiscal, passando de 4,5 para 4,9 trilhões de ienes. Se ocorrer conforme o planejado, será um recorde não só da Toyota Motor como de todas as empresas japonesas.  

Devido ao seu forte desempenho, o preço das suas ações subiu e a sua capitalização de mercado com base no preço de fecho do mesmo dia tornou-se a primeira empresa japonesa a ultrapassar os 50 biliões de ienes.

Fontes: ANN, Nagoya TV, Mainichi e FNN

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Empregos no Japão
Trabalhe no Tantra Tokyo
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão