Um dos festivais mais bizarros do Japão com uma história de mil anos e que envolve homens seminus lutando por saco de amuletos foi realizado pela última vez em 17 de fevereiro.
O famoso festival Somin-sai contava com a participação de uma multidão de homens usando um tipo de tanga enfrentando o frio de um inverno na região Tohoku a cada ano.
O templo Kokuseki (Kokuseki-ji) disse que decidiu descontinuar o evento porque os participantes estavam ficando muito velhos. Ele também citou uma escassez de sucessores que podem realizar a tradição.
Participantes vestidos com “fundoshi”, primeiro carregavam lanternas quadradas e se purificavam em um rio próximo, o Yamauchigawa.
Eles então circulavam o Yakushido, um salão do templo, e rezavam por boa colheita e outras bençãos antes de lutar por um mesmo saco chamado “somin-bukuro” que continha pequenos talismãs.
Acredita-se que quem pegasse um talismã seria então protegido de desastre.
O festival foi manchete em 2008 quando o governo da cidade de Oshu (Iwate) pediu para a East Japan Railways Co (JR East) para distribuir cartazes de turismo do Somin-sai em estações de trem e em outros locais.
A JR East se recusou, dizendo que as imagens de homens seminus “poderiam causar desconforto” para algumas pessoas.
Fonte: Asahi