Polícia investiga ‘delegacia chinesa’ suspeita em Tóquio

A presença de delegacias chinesas secretas no mundo, incluindo no Japão, foi destacada em um relatório divulgado pela Safeguard Defenders.

Policial japonês com carro patrulha (ilustrativa/banco de imagens)

A polícia de Tóquio investigou em maio do ano passado o local que um grupo de direitos humanos focado na Ásia descreveu como uma unidade da polícia chinesa no exterior usada para monitorar as atividades de seus cidadãos, revelaram fontes investigativas na quarta-feira (21).

Publicidade

A investigação na organização, registro o qual mostra que ela foi estabilizada em 2018 para promover cooperação entre indivíduos e negócios chineses no exterior, foi conduzida pelo Departamento de Segurança Pública da polícia de Tóquio sobre um caso ligado a duas altas funcionárias da entidade para solicitações fraudulentas de fundos de auxílio da Covid. Ambas foram presas na quarta-feira.

A presença de delegacias chinesas secretas no mundo, incluindo no Japão, foi destacada em um relatório divulgado pela Safeguard Defenders com sede na Espanha em 2022. O governo chinês, entretanto, nega a existência de tais bases.

Em abril do ano passado, autoridades dos EUA prenderam dois indivíduos por alegadamente operar uma delegacia não autorizada em Nova Iorque para o governo chinês.

Fonte: Mainichi

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Ações da Nikkei chegam a exceder os preços de 1989, época da bolha econômica

Publicado em 22 de fevereiro de 2024, em Economia

Por um período da manhã, a média das ações da Nikkei chegaram a ultrapassar os preços históricos de 1989.

Painel da Nikkei pouco depois das 10h de quinta-feira (FNN)

Pouco depois das 9h de quinta-feira (22) na Bolsa de Valores de Tóquio, a Nikkei Stock Average excedeu brevemente seu preço de fechamento histórico pela primeira vez em cerca de 34 anos e dois meses.

Publicidade

O preço mais elevado anteriormente foi de 38.915,87 ienes em 29 de dezembro de 1989, no período da bolha econômica, mas subiu brevemente para 38.924,88 ienes logo após as 10h15.

O anúncio dos resultados financeiros pela empresa americana global de semicondutores Nvidia às 6h, horário do Japão, superou em muito as expectativas do mercado. Ela anunciou que registrou um lucro líquido de 12,285 bilhões de dólares no quarto trimestre. Isso significa um aumento de quase 8 vezes (769%) em relação ao mesmo período do ano anterior. 

Foi um fator para impulsionar a Nikkei Stock Average, que estava estagnada antes de atingir seu máximo histórico.

A tendência ascendente da Nikkei Stock Average também é conhecida como “mercado de IA/semicondutores”, que é apoiada pelo aumento nos preços de ações em grande escala relacionadas a semicondutores, que deverão ser usados ​​em IA e outras aplicações. 

No mercado dos EUA, as ordens de compra de ações relacionadas com semicondutores estão fazendo subir o preço global do mercado, e essa onda também se espalha no Japão.   

A Nikkei Stock Average atingiu o seu nível mais elevado no final de dezembro de 1989, mas depois os preços das ações caíram devido ao rompimento da bolha econômica e também à crise financeira.  

Em março de 2009, depois da falência do Lehman Brothers (no Japão é chamada de Lehman Shock), as ações chegaram ao seu preço mais baixo pós-bolha de 7.054,98 ienes, mas agora mais do que quintuplicou.

​Fontes: FNN e NHK

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!