No fim do expediente no mercado de Tóquio, todos ficaram de pé e bateram palmas por terem fechado o dia, quinta-feira (22), com a Nikkei Stock Average a 39.098,68 ienes, um valor histórico, 836 ienes a mais do que no dia anterior.
Ultrapassou os 38.915,87 ienes de 29 de dezembro de 1.989, no período que estourou a bolha econômica do Japão, dando início ao período de estagnação.
As ações das empresas japonesas de semicondutores foram mais valorizadas, apoiadas pelo relatório de lucros incríveis da americana Nvidia, na noite de quarta-feira e manhã de quinta-feira no Japão.
Assim, o índice Nikkei subiu historicamente.
Para aqueles da geração que conhecem o período da bolha econômica, o recorde de alta da Nikkei pela primeira vez em mais de 30 anos pode ser descrito como uma longa jornada para isso acontecer. Mas, o preço das ações não parece sobrevalorizado, tampouco tem o entusiasmo daquela época.
Segundo a NHK, alguns analistas de mercado expressam as suas expectativas de que a economia japonesa se libertará da deflação e alcançará um ciclo virtuoso de salários e preços.
Por outro lado, alguns salientam que este preço das ações não reflete o estado real da economia japonesa, e que há riscos futuros por causa do aumento das taxas de juro negativas que o Banco do Japão está considerando, além do abrandamento da economia chinesa.
Com as opiniões divididas sobre os preços das ações, será interessante ver se esta tendência ascendente continuará. Segundo os analistas, o desafio é saber se as empresas japonesas conseguem mudar para um estilo de gestão que investe ativamente em equipamentos e recursos humanos, a fim de gerar inovação.
Fontes: Mainichi, NHK e JNN