Japonês é processado nos EUA por tentativa de contrabando de materiais nucleares para outros países

Segundo a informação da procuradoria dos EUA, o japonês é supostamente um dos cabeças de um grupo de yakuza, mas seus conhecidos no Japão negam isso.

Foto do réu japonês cedida pela procuradoria dos EUA (Asahi)

Na quinta-feira (22), horário de Tóquio, o Procurador do Distrito Federal dos Estados Unidos em Nova Iorque anunciou que um cidadão japonês Takeshi Ebisawa, de 60 anos, foi processado sob a acusação de tentativa de contrabando de materiais nucleares como urânio e plutônio de Mianmar para outros países.

Publicidade

De acordo com a informação, Ebisawa, é acusado de levar amostras desses materiais nucleares de Mianmar para a Tailândia.

Em 2020, quando um agente disfarçado da Agência Antidrogas dos EUA fez contato com ele na Tailândia, se passando por um oficial militar iraniano, o japonês se ofereceu para negociar materiais nucleares com os rebeldes de Mianmar e depois lhe mostrou amostras.

Quando as autoridades apreenderam as amostras e a examinaram, confirmaram que continha plutônio, que pode ser utilizado para desenvolver armas nucleares.

O réu Ebisawa já foi preso e acusado em Nova Iorque pela tentativa de contrabando de drogas e armas em 2022.

“Perseguiremos os responsáveis ​​por ameaçar a segurança dos Estados Unidos e a estabilidade da comunidade internacional”, disse um porta-voz.

Se ele for considerado culpado poderá ser condenado à prisão perpétua, segundo os noticiários.

Embora a mídia dos Estados Unidos tenha informado que se trata de um chefe da yakuza, um jornal japonês localizou dois homens que o conhecem desde antigamente.

Segundo eles, o réu nunca foi yakuza, era um cidadão de uma província de Kanto, com família, que ganhava a vida aplicando pequenos golpes de vez em quando.

Fontes: NHK, Asahi e Daily Shincho

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Data histórica para a bolsa de Tóquio com novo recorde ao ultrapassar 1989

Publicado em 23 de fevereiro de 2024, em Economia

Os analistas de mercado estão divididos em suas opiniões a respeito do fechamento histórico da bolsa de Tóquio, ultrapassando os 39 mil ienes pela primeira vez.

Placar do fim do expediente da bolsa de Tóquio, com valor recorde (JNN)

No fim do expediente no mercado de Tóquio, todos ficaram de pé e bateram palmas por terem fechado o dia, quinta-feira (22), com a Nikkei Stock Average a 39.098,68 ienes, um valor histórico, 836 ienes a mais do que no dia anterior.

Publicidade

Ultrapassou os 38.915,87 ienes de 29 de dezembro de 1.989, no período que estourou a bolha econômica do Japão, dando início ao período de estagnação.

As ações das empresas japonesas de semicondutores foram mais valorizadas, apoiadas pelo relatório de lucros incríveis da americana Nvidia, na noite de quarta-feira e manhã de quinta-feira no Japão. 

Assim, o índice Nikkei subiu historicamente.

Para aqueles da geração que conhecem o período da bolha econômica, o recorde de alta da Nikkei pela primeira vez em mais de 30 anos pode ser descrito como uma longa jornada para isso acontecer. Mas, o preço das ações não parece sobrevalorizado, tampouco tem o entusiasmo daquela época.   

Segundo a NHK, alguns analistas de mercado expressam as suas expectativas de que a economia japonesa se libertará da deflação e alcançará um ciclo virtuoso de salários e preços.

Por outro lado, alguns salientam que este preço das ações não reflete o estado real da economia japonesa, e que há riscos futuros por causa do aumento das taxas de juro negativas que o Banco do Japão está considerando, além do abrandamento da economia chinesa.

Com as opiniões divididas sobre os preços das ações, será interessante ver se esta tendência ascendente continuará. Segundo os analistas, o desafio é saber se as empresas japonesas conseguem mudar para um estilo de gestão que investe ativamente em equipamentos e recursos humanos, a fim de gerar inovação.

Fontes: Mainichi, NHK e JNN

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!