Um novo tratamento para obesidade foi colocado à venda no Japão, permitindo que médicos prescrevam o agonista GLP-1 para pacientes com muito excesso de peso.
O Wegovy foi desenvolvido por uma farmacêutica dinamarquesa. O medicamento recebeu aprovação de autoridades japonesas no ano passado e sua venda começou na quinta-feira (22).
Um médico especializado em tratamento para obesidade no Hospital Universitário de Chiba prescreveu o Wegovy para uma paciente ambulatorial na faixa dos 60 anos.
O medicamento precisa ser injetado na barriga pelos próprios pacientes, então ela aplicou a dose após instruções de uma enfermeira. O médico então a aconselhou a melhorar sua alimentação e atividade física.
O Wegovy é coberto pelo seguro de saúde público no Japão apenas se a pessoa for diagnosticada com obesidade e sofrer de problemas de saúde relacionados à obesidade, como pressão alta.
Entretanto, há preocupações de que o medicamento possa ser usado indevidamente para propósitos estéticos e de dietas alimentares.
Há um crescente número de casos em que medicamentos para tratar diabetes que contêm substâncias similares ao Wegovy são usados inapropriadamente para tais propósitos.
O Ministério da Saúde divulgou diretrizes sobre o Wegovy, pedindo às pessoas que não o usem além do tratamento para obesidade.
Hiraku Ono, médico no Hospital Universitário de Chiba, disse que pacientes com obesidade grave vêm aguardando há muito tempo pelo Wegovy, mas o medicamento pode causar efeitos colaterais, como pressão baixa, se for usado na área da estética e outros propósitos inapropriados.
Ele enfatizou que o medicamento deve ser prescrito com cautela.
Fonte: NHK