A agência de meteorologia está pedindo que as pessoas exerçam cautela, visto que um sistema de baixa pressão que está se desenvolvendo no Mar do Japão e uma frente climática abrangendo o Pacífico estão trazendo chuva forte e ventania para grande parte do país.
De acordo com a Agência de Meteorologia do Japão (AMJ), o arquipélago está sendo afetado por um sistema de baixa pressão que está movendo para o nordeste.
Ela pede que as pessoas estejam em alerta contra ventos de tempestade e ondas altas.
A AMJ também diz que deslizamentos e inundações em áreas baixas podem ocorrer.
A agência de meteorologia prevê que, até a noite desta sexta-feira (29), o sistema de pressão se moverá para a parte norte do Mar do Japão e a frente climática se moverá para o lado leste do país, trazendo fortes ventos para a área.
Ventos que podem alcançar velocidade máxima de aproximadamente 83Km/h estão previstos para Hokkaido e as regiões Tohoku e Kanto-Koshin. Rajadas de até 126Km/h podem ocorrer nessas áreas.
Segundo a AMJ, condições atmosféricas provavelmente se tornarão muito instáveis na sexta-feira, particularmente no lado do Pacífico do país. Eles indicam que isso pode causar chuva localizada.
Nas 24 horas até a manhã de sábado (30), até 100mm de chuva podem cair na região Tokai, 80mm em Hokkaido e na região Kanto-Koshin e 60mm em Okinawa.
A agência de meteorologia também diz que poeira amarela dos desertos da China deve alcançar amplas áreas do norte ao oeste do Japão de sexta a domingo (31).
Fonte: NHK