A Panasonic anunciou sua entrada em escala integral no negócio de eletrodomésticos de segunda mão, uma medida conduzida por preços em alta e uma crescente base de consumidores conscientes.
De acordo com Kaze Kumaaki, representante da Panasonic, a companhia vem restaurando e vendendo desde dezembro de 2023 eletrodomésticos que são devolvidos imediatamente após a venda devido a defeitos, incluindo máquinas de lavar com abertura frontal e TVs OLED 4K.
Desde quarta-feira (10), a variedade de produtos expandiu para incluir geladeiras, TVs portáteis, gravadores e câmeras digitais. Até setembro, forno micro-ondas e panelas de arroz também serão adicionados.
O processo para restaurar uma máquina de lavar com abertura frontal, por exemplo, envolve verificar se há danos ou defeitos no exterior e em acessórios, limpeza e verificações operacionais para anomalias ou vazamentos, seguidos por higienização geral antes da venda.
Kumaaki explica que os produtos serão vendidos a um preço reduzido com garantia de 1 ano, disponíveis no site de comércio eletrônico da Panasonic e através de serviços por assinatura.
Os preços serão estabelecidos com base na condição do produto, com geladeiras e máquinas de lavar oferecidas a 20% menos do que itens novos, embora possa variar dependendo do item.
Akihiro Nomura, diretor do site Free Standard, comentou: “A popularidade de apps de flea market (mercado de pulgas) reduziu de forma significativa a resistência em relação a artigos de segunda mão”.
“O selo oficial de aprovação também tranquiliza os clientes, fazendo com que eles sintam segurança para fazer compras”, disse.
Fonte: TBS, News on Japan