O primeiro-ministro Fumio Kishida e o presidente Joe Biden disseram que astronautas japoneses serão os primeiros de fora dos EUA a participarem de uma missão da Nasa na Lua.
Kishida e Biden fizeram o anúncio em Washington na quarta-feira (10).
Apenas americanos colocaram os pés na superfície lunar, com a última vez sendo há mais de 50 anos. Autoridades junto ao programa Artemis da Nasa têm a esperança de começar a enviar astronautas para a Lua novamente em 2026.
O ministro da ciência japonês, Masahito Moriyama, e o administrador da Nasa, Bill Nelson, assinaram um acordo na terça-feira (9) esboçando suas metas compartilhadas.
Astronautas japoneses devem participar de duas expedições. Enquanto estiverem lá, eles vão operar um veículo desenvolvido pela Agência de Exploração Aeroespacial Japonesa (Jaxa), Toyota Motor e outras companhias.
Moriyama disse que o governo de seu país e a indústria estão se juntando para desenvolver um veículo explorador que pode suportar o ambiente intenso da Lua.
Representantes do governo japonês disseram que pesquisar e desenvolver o veículo explorador custará milhões de dólares e têm a esperança de vê-lo em operação no ano de 2029.
Fonte: NHK