Diversão e solidariedade serão a tônica da sétima edição do Eban (Evento Beneficente de Airsoft em Nagano), que será realizado no dia 28 de abril, início do Golden Week, em uma área de camping próxima à costa marítima de Fukude, em Iwata (Shizuoka).
O objetivo neste ano é ajudar quatro famílias com vulnerabilidade financeira em razão de tratamentos médicos, além de angariar roupas, mantimentos e artigos de higiene para um orfanato japonês.
O Eban surgiu em 2018, em Komagane (Nagano), entre grupos de amigos que já costumavam se reunir para praticar airsoft.
“Na época, soubemos de três famílias que passavam por dificuldades financeiras decorrentes de problemas de saúde. Levei essa questão para os líderes de outros times e rapidamente todos se mobilizaram, cada um ajudando como podia”, lembra Renato Ussui, 50 anos, um dos idealizadores do projeto.
“Então, tivemos a ideia de manter esse caráter beneficente em outros eventos, pelo menos uma vez por ano. É muito gratificante poder ajudar o próximo e perceber que, juntos, somos mais fortes.”
No ano passado, pela primeira vez, o Eban foi realizado fora da província de Nagano, mas o nome Eban foi mantido. Devido ao sucesso da edição anterior, mais uma vez o evento será realizado em Iwata (Shizuoka).
A estimativa é repetir ou superar os números do ano passado, quando cerca de 300 pessoas marcaram presença, dentre as quais 100 participaram dos jogos.
Na ocasião, a ação angariou ¥476 mil, dezenas de quilos de alimentos e artigos de higiene diversos.
Desse montante, ¥430 mil foram destinados a cinco famílias com dificuldades financeiras decorrentes de tratamentos de saúde.
O restante foi usado para comprar mais alimentos a serem encaminhados para um orfanato localizado em Iida (Nagano).
Já os artigos de higiene e alimentos arrecadados foram doados para o projeto social de uma igreja da própria província de Shizuoka.
Criado no Japão no início da década de 1970, o airsoft também é conhecido como “Jogo da Sobrevivência”.
Com roupas e equipamentos similares aos militares, duas equipes simulam um confronto de guerra em uma mata.
As armas são de pressão e a munição consiste em pequenas bolinhas biodegradáveis com 6 milímetros de diâmetro.
“Corrente do bem”
Neste ano, são aguardados integrantes de cerca de 15 times de províncias diversas, como: Nagano, Shizuoka, Toyama, Gunma, Aichi, Gifu, Shiga e Tochigi.
O Eban também terá a presença de quatro food trucks, um estande e o apoio das NPOs (organizações sem fins lucrativos) Ayudame a Ayudar e Together NK Sports.
Criado no ano passado, o espaço de tiro ao alvo será ampliado nesta edição, para que leigos e iniciantes possam ter seus primeiros contatos com o airsoft.
O evento contará ainda com rifas e sorteio de brindes, além de um bazar do Eban, com camisetas, brindes e equipamentos de airsoft doados por praticantes – e cuja renda também é revertida para a causa solidária.
“Quem não conhece o airsoft pode pensar que é algo violento. Muito pelo contrário, quem comparecer vai ver que o Eban é um evento familiar, com a presença de crianças a idosos, e até mesmo animais de estimação”, explica Ussui.
“Em resumo, é uma grande corrente do bem, uma reunião de amigos com um propósito muito especial, que é a solidariedade.”
Em sua página no Facebook, o Eban especifica quais são as famílias e o orfanato que serão ajudados, com informações mais detalhadas.
Posteriormente, ali também serão postados comprovantes do encaminhamento das doações.
- EBAN 2024 em Sizuoka
- Data: 28 de abril de 2024
- Horário: das 7h55 às 17h55
- Local: camping area Fukude, em Iwata (Shizuoka) – toque aqui
- Participação gratuita
- Toque aqui para mais informações