No sábado (13), um homem esfaqueou pessoas em Sydney, a maior entre as capitais e a maior cidade da Austrália, matando pelo menos seis pessoas, segundo relatos da ABC. Foi um crime nunca visto na Austrália, destacou a ABC News.
O local foi um grande shopping center em Sydney Bondi Junction. A polícia local disse que 5 mulheres, clientes, e um corajoso guarda de segurança do Paquistão que enfrentou o bandido, foram mortos. Mas 11 pessoas, incluindo crianças e 2 homens, foram socorridas e levadas ao hospital, com ferimentos graves.
O homem parece ter cometido o crime sozinho. Foi baleado e morto pela polícia que correu para o local.
A polícia disse no domingo (14) que não confirmou qualquer motivação ou ideologia por trás desse ataque em Sydney Bondi Junction, mas está investigando se o assassino tinha como alvo sério as mulheres.
Antes de ser morto a tiros, a polícia já tinha identificado o assassino. Trata-se do australiano Joel Cauchi, 40, que portava uma faca com uma lâmina longa.
As autoridades disseram que o “ataque provavelmente estava relacionado à saúde mental” de Cauchi.
A ABC divulgou um vídeo que parece ter sido filmado dentro do shopping center. Há cenas de clientes fugindo, e um homem vestindo uma camiseta preta e shorts é visto perseguindo-os com uma faca. Seus familiares disseram que ele tinha problemas mentais desde a adolescência.
Fontes: Asahi, Aljazeera, ABC News e BBC