Uma variante mutante de mpox (conhecida anteriormente como monkeypox – varíola dos macacos) com “potencial de pandemia” foi descoberta em uma cidade da República Democrática do Congo.
O vírus é um descendente da cepa mais fatal mpox clado 1, mas evoluiu para se tornar ainda mais infecciosa e melhor em evadir testes do que sua predecessora.
A descoberta preocupante foi feita em Kamituga, uma pobre e densamente populosa cidade de mineração a qual teme-se que pode ser propícia para um surto explosivo. Até agora houve 108 casos.
Os pesquisadores estão preocupados que a população “altamente móvel” de Kamituga pode ser o terreno perfeito para o novo vírus.
Mineiros e profissionais do sexo viajam frequentemente de e para a cidade a trabalho saindo de países vizinhos como Ruanda e Burundi.
E muitas pessoas com sintomas de mpox continuam na comunidade e não buscam cuidados médicos”, escreveram os autores.
Pesquisadores que detalharam o vírus em um relatório oficial pediram por “medidas urgentes” a fim de contê-lo e evitar um surto global.
“Sem intervenção, esse surto localizado em Kamituga abriga o potencial de se espalhar nacionalmente e internacionalmente”, escreveram os autores.
A mpox causou uma epidemia internacional em 2022 quando ela se espalhou para mais de 100 países e causou a morte de centenas de pessoas.
Acredita-se que a nova cepa tenha surgido em algum momento entre julho e setembro de 2023 em animais e transmitida aos humanos.
Com a propagação em Kamituga, ela adquiriu novas mutações que a ajudaram a se disseminar – principalmente entre profissionais do sexo.
Cerca de 30% dos casos estavam entre profissionais do sexo, sugerindo que o vírus se espalha de maneira similar àquela que causou o surto de 2022.
A pesquisa foi liderada por cientistas congoleses em colaboração com especialistas da África, Europa, EUA e Canadá.
As descobertas foram discutidas por ministros da saúde de 12 países em uma reunião convocada pelo Centro da África para Controle de Doenças na semana passada, divulgou o site The Telegraph.
Fonte: Daily Mail