O Ministério do Meio Ambiente colocará em vigor na quarta-feira (24) um sistema especial de alerta contra insolação a fim de proteger as pessoas de um calor sem precedentes.
Sob o novo sistema, que será mantido em vigor até 23 de outubro deste ano, um alerta será emitido para províncias quando calor perigoso e sem precedentes possa causar danos graves à saúde humana. As pessoas serão solicitadas a usarem o ar-condicionado e evitar saídas desnecessárias.
Uma alerta especial será emitido por volta das 14h quando há previsão de que o índice de calor, baseado em fatores como temperatura e umidade, passe de 35ºC em todos os pontos de monitoramento em uma província no dia seguinte.
O novo sistema complementará um existente sob o qual um alerta contra insolação é emitido quando há previsão de que o índice alcance 33ºC ou mais em qualquer um dos pontos de monitoramento em uma província.
O índice de calor, disponível em cerca de 840 pontos em todo o Japão, nunca ultrapassou os 35ºC.
Municípios designam instalações públicas e privadas equipadas com aparelhos de ar-condicionado como abrigos refrescantes.
Tais instalações terão que estar abertas para o público como abrigos temporários quando um alerta contra insolação for emitido.
Fonte: Japan Times