As pessoas tendem a imaginar a dispersão urbana de Tóquio quando visualizam o Japão, mas o país tem um vasto interior também, com locais que podem oferecer atrações que valem a pena ver.
Um desses locais é Himakajima, uma pequena ilha que pertence à província de Aichi, entre a Baía de Ise e a de Mikawa.
É uma pequena ilha pitoresca com praias legais, polvos saborosos e uma população de aproximadamente 2 mil pessoas.
Além disso, um de seus destaques mais peculiares é seu único conjunto de semáforos na costa sudeste.
Um dos semáforos em Himakajima é especial porque ele muda para a luz verde (ou azul como os japoneses falam) apenas em um único dia do ano.
Para os outros 364.25 dias, essas luzes estão em constante estado de amarelo piscante na direção da via costeira e reluzindo em vermelho na rua que leva ao Porto do Leste de Hakajima.
A razão é que esses semáforos nunca foram destinados a servir como algum tipo de controle de tráfego.
Eles foram instalados em 1994 a pedido da Associação de Segurança no Tráfego para ajudar a ensinar as crianças da ilha como seguir os sinais no caso de se mudarem para uma cidade grande algum dia.
Antes do conjunto de semáforos, um pilar menor era usado para ensinar as crianças, mas elas sempre se sentiram desconectadas entre ele e a coisa real.
Por um dia em maio, a luz é configurada para verde, então as crianças podem praticar usando-a de forma apropriada e segura.
Neste ano, a luz verde foi ativada em 21 de maio, e mais uma vez as crianças se reuniram no cruzamento para praticar o ato de olhar para a direita, esquerda e direita novamente antes de erguer o braço e atravessar a rua.
Se você quiser presenciar esse evento anual, pode ser um pouco difícil citar a data exata, mas o semáforo tem sua própria seção no site de Himakajima onde informações poderão ser publicadas.
Fonte: Sora News