Governo rumo à mudança para que o arubaito contribua para a aposentadoria

O painel de especialistas do governo considera que os trabalhadores arubaito e part timers adiram à aposentadoria, eliminando o atual requisito, parcial.

Foto ilustrativa de salário (PM)

Na terça-feira (11), o Painel de Peritos em Seguros dos Trabalhadores do Ministério da Saúde, Trabalho e Bem-Estar do Japão (MHLW) confirmou a necessidade de abolir a exigência do porte da empresa para que os trabalhadores a tempo parcial (part time) e arubaitos se inscrevam no plano de pensões (aposentadoria). 

Publicidade

As discussões estão programadas para serem finalizadas no próximo mês e o governo iniciará discussões em grande escala sobre a abolição com base no que for apresentado.

A atual exigência de ter 101 ou mais funcionários (ou 51 ou mais a partir de outubro deste ano) tem a proposta de ser eliminada para que muito mais trabalhadores tenham mais segurança na velhice, aplicando o sistema de previdência social que muitas das empresas não inscrevem seus trabalhadores.  

Foi o governo que tem reduzido gradualmente os requisitos de elegibilidade para trabalhadores a tempo parcial que trabalham mais de 20 horas por semana e ganham um salário mensal de 88 mil ienes ou mais. 

Atualmente, cerca de 900 mil pessoas estão cobertas pelo sistema, um aumento de aproximadamente 200 mil em relação a outubro do ano passado. Se a exigência for abolida, espera-se que o número aumente em 1,3 milhão de pessoas.

“O fato de a lei se aplicar a diferentes locais de trabalho deve ser corrigido”, disse um dos participantes.

Por outro lado, quando o Sistema de Pensões dos Trabalhadores for recentemente aplicado, essa contribuição é dividida em 50% para cada parte – trabalhador e empresa – o que aumentará os encargos financeiros.

Na reunião, foi salientado que também serão necessárias medidas de apoio e a garantia de tempo para a preparação. Há preocupações sobre os encargos econômicos e administrativos para as pequenas e médias empresas, bem como o impacto na segurança recursos humanos.

O governo planeja apresentar um projeto de lei relacionado com a reforma das pensões (aposentadoria) à sessão regular da Dieta em 2025.

Fontes: Yomiuri e Asahi

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Calor incomum, de verão, antes da estação chuvosa

Publicado em 12 de junho de 2024, em Tempo

Esta onda de calor é incomum, especialmente no período que se espera a chegada da estação chuvosa. E vai esquentar ainda mais na 4.ª feira.

Foto ilustrativa de mulher com calor (PM)

Com essa onda de calor, como no verão, é preciso tomar cuidado com a insolação, especialmente em relação às crianças e aos idosos.

Publicidade

Na terça-feira (11) foram observadas temperaturas iguais ou superiores a 30ºC em 171 pontos de observação da Agência de Meteorologia do Japão (AMJ). 

Só para ter uma ideia do quão calor fez, foram registradas temperaturas de 33ºC em Kiryu (Gunma), 32ºC em Hita (Oita), cidade de Quioto e Fukui; 31ºC em Nagoia e 30ºC em Osaka

Mais calor na quarta-feira

Mas, na quarta-feira (12), a tendência é da temperatura subir ainda mais. Se em Hita foi de 32ºC a expectativa é de que a máxima chegue a 34ºC. Em outras cidades como Maebashi (Gunma), Nagano, Kofu (Yamanashi) e Matsue (Shimane), a previsão é de máxima de 31ºC. Na cidade turística de Quioto deverá chegar a 32ºC.

A previsão é de que esta onda de calor se estenda até a próxima semana, terça-feira (18).  

A recomendação é não aguentar o calor só porque ainda é junho. É necessário tomar todas as medidas possíveis para evitar a insolação, como usar o ar condicionado de forma adequada, tanto em casa quanto no carro, e tomar água. As temperaturas continuarão acima do normal em todo o país.

Fontes: ANN e Tenki

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Empregos no Japão
Kumon - Aprenda japonês e tenha mais oportunidades!
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão