Fujiarte - Empregos no Japão - Trabalhe com segurança
Portal Mie PORTAL MIE
Aichi 26°C 15°C
🇺🇸USD→🇯🇵JPY 158.845
Política

Sanae Takaichi justifica distribuição de presente aos parlamentares do PLD

Após ser questionada, Sanae Takaichi justificou o presente enviado a cada um dos representantes da Câmara, todos do PLD. Repetiu o ‘erro’ de Ishiba?

R

Redação

⏱ 2min de leitura
Konishi Sangyo - Empregos no Japão
Ouça agora · Áudio da notícia
Playlist →
00:00
--:--
Primeira-ministra
Primeira-ministra (NHK)

A primeira-ministra do Japão, Sanae Takaichi, admitiu ter distribuído um presente a todos os parlamentares do Partido Liberal Democrático (PLD), por meio de catálogo.

UT SURI-EMU - Empregos seguros no Japão
Publicidade

Ela se pronunciou através de sua conta na rede social X, na noite de terça-feira (24), depois de ter sido questionada sobre essa distribuição de um presente aos representantes da Câmara. 

“Doei o item a todos os membros do PLD na Câmara dos Representantes como um gesto de gratidão por sua vitória eleitoral após uma eleição tão difícil, e com a esperança de que os itens sejam úteis em suas futuras atividades como membros da Dieta”, escreveu no post.

“Quis oferecer algo que fosse útil para as suas atividades como legisladores, mas não tive tempo para escolher um item apropriado para cada um. Assim, decidi oferecer-lhes um presente de catálogo (catalog gift), com a ideia de que cada legislador pudesse escolher, a seu critério, algo que lhe fosse útil para as suas atividades políticas, como algo que pudesse ser usado em recepções no gabinete, reuniões e no trabalho diário”, justificou no post. 

“Houve também um pedido para organizar um jantar, mas, tendo em conta os preparativos para o discurso e as respostas políticas [na Dieta], bem como a conversa telefónica de hoje e outros compromissos diplomáticos, isso teria sido difícil, pelo que decidi oferecer-lhes um presente mais modesto“, emendou.

Recomendadas para você

A primeira-ministra destacou que não usou verba ou subsídio do PLD para essa despesa.

“Até tu?”, questiona parlamentar sobre o presente

Em março do ano passado, o então primeiro-ministro Shigeru Ishiba distribuiu vales-presente no valor de 100 mil ienes para 15 membros do PLD na Câmara dos Representantes, que haviam sido eleitos pela primeira vez, por meio de uma pessoa ligada ao seu gabinete, o que gerou críticas tanto da situação quanto da oposição.

Sobre o caso contra a primeira-ministra, Jun’ya Ogawa, líder da Aliança de Reforma Centrista, a criticou, dizendo: “Isso pode levar as pessoas a perguntarem: ‘Até tu?’ Ela será responsabilizada rigorosamente“.

Fontes: NHK, Yomiuri e News Digest

+ lidas agora

em alta
🎥 Assista ao vídeo desta notícia

JOBS ONLINE

Cadastro online e oportunidades atualizadas.

Novas oportunidades
Conferir vagas agora