A Sharp anunciou na terça-feira (9) que chegou a um acordo com a Aoi Electronics para utilização de parte das instalações de sua fábrica em Mie, situada na cidade de Taki, onde produz painéis LCD de pequeno e médio porte.
A Aoi Electronics irá usar o espaço para instalar linhas de produção de semicondutores. Assim, com o reaproveitamento do espaço da fábrica número 1, a qual está fora de operação desde 2015, poderá melhorar seus lucros. As obras começarão este ano com o objetivo de operação em larga escala até o final de 2026.
A Aoi Electronics é um fabricante de peças eletrônicas com sede na cidade de Takamatsu (Kagawa), que faz o pós-processamento para transformar semicondutores em produtos. A empresa tem a intenção de aumentar a sua produção dos produtos relacionados com semicondutores, para os quais se espera que a procura aumente no futuro, utilizando as instalações da Sharp.
Ao utilizar a fábrica já existente, planeja construir e operar rapidamente as linhas de produção para fornecer pacotes integrados de chips, pacotes de energia incorporados em chips e pacotes de alta frequência para 5G/6G/ADAS em tempo hábil, que deverão se expandir no futuro.
A Sharp tem sofrido com a deterioração no mercado de LCD e caiu num enorme déficit pelo segundo ano consecutivo. A grande fábrica de painéis LCD na cidade de Sakai (Osaka), cuja produção está programada para ser suspensa até setembro deste ano, está em negociações com SoftBank, KDDI e outros para convertê-la em um data center para inteligência artificial generativa (IA).
Fontes: Sankei, AMP e Asahi