Um inseto que se parece com formiga mas tem asas, tem fluidos corporais venenosos que causam inflamação na pele, parecida com queimadura ao tocá-lo, está por todo o país.
Chamado popularmente de yakedo-mushi (やけど虫), ou inseto da queimadura, na tradução livre, é ativo em todo o Japão, desde a primavera até o outono, mas especialmente de junho a agosto. Por isso, quem gosta de passeios ao ar livre, camping ou faz trabalho agrícola, deve se cuidar.
O nome desse inseto em japonês é アオバアリガタハネカクシ (aoba-arigata hanekamushi) e em português é chamado de potó ou papa-pimenta, além de outros. Mede cerca de 6,5 a 7,5 mm, tem corpo colorido de preto e laranja, além de ter asas pequenas de cor azulada, pois é um tipo de besouro.
O que fazer caso seja tocado pelo inseto
De acordo com um porta-voz do Museu de Ciências da Cidade de Toyama, embora não seja agressivo, se uma pessoa ou animal tocá-lo acidentalmente, libera um fluido corporal tóxico chamado pederina, que causa irritação na pele. Os danos tendem a aumentar no verão porque eles se tornam mais ativos à medida que a temperatura aumenta. E neste verão, as clínicas de dermatologia já atenderam vários pacientes.
O médico Masaki Nagai, diretor da Clínica Dermatológica Nagai, recomenda cuidado. “Se notar uma erupção cutânea linear ou inflamação semelhante a uma queimadura, procure um dermatologista o mais rápido possível”, disse. Antes de ir ao hospital ou clínicas, recomenda-se lavar a área afetada com sabonete e água, apenas. Não é recomendável usar medicamentos caseiros. Deve-se usar o medicamento prescrito para não ficar com cicatriz.
Fonte: JNN