O número de pessoas no Japão que contraiu a doença mão-pé-boca (te-ashi-kuchi-byou) continua em níveis altos, embora o total semanal de infecções tenha apresentado declínio.
A doença viral causa erupções cutâneas nas mãos e pés e feridas dentro da boca e em outros lugares. Ela afeta principalmente crianças pequenas no verão. Em casos raros, ela desencadeia encefalite e outras condições graves.
De acordo com o Instituto Nacional de Doenças Infecciosas (NIID), 36.797 casos foram reportados a partir de 3 mil clínicas pediátricas designadas em todo o país na semana até 21 de julho.
O número médio de pacientes por clínica foi de 11.72, queda em 1.62 ante a semana anterior, mas continua em níveis altos.
Por província, Mie constatou o número médio mais alto, com 27.56, seguida por Toyama a 21.76, Shizuoka a 20.9, Niigata a 19.31 e Hiroshima a 18.82.
Em 41 das 47 províncias, o número médio ultrapassou o nível de alerta do governo de 5 pacientes por clínica.
O chefe do Hospital Nacional de Mie, Kiyosu Taniguchi, disse que as infecções alcançaram o pico em algumas áreas, mas que o número está aumentando em outras onde elas não se espalharam.
Ele disse que há possibilidade de infecções a nível nacional continuarem por algum tempo.
Taniguchi também apontou que doenças respiratórias como covid-19 também estão se espalhando e disse que quando as pessoas desenvolvem sintomas dessas doenças, incluindo febre, coriza e tosse, elas devem evitar contato com outras para prevenir a propagação.
Fonte: NHK