A partir das 06h de sexta-feira (9), o quinto tufão do ano, Maria, está fazendo um curso a norte-nordeste sobre o Oceano Pacífico, a leste do Japão.
Ganhou potência, pois está com 998 hPa, se desloca a uma velocidade de 20 km/h e sua área de tempestade tem um raio de 680 quilômetros.
Embora o trajeto do tufão Maria ainda seja de grande incerteza, existe a possibilidade de se aproximar de parte da região Kanto e de toda Tohoku no último dia do feriado de 3 dias. Para quem pretende emendar com o feriado de Obon, pode ser que ele seja um estraga-prazer.
A previsão indica que de segunda (12) a terça-feira (13), ele estará com 980 hPa, mais potente ainda, e a sua área de tempestade poderá cobrir a província de Kanto, como parte de Chiba e Gunma, e inteiramente as de Ibaraki e Tochigi. Além disso, toda a região Tohoku, depois Hokkaido.
Por isso, se pensa em viajar antes da aproximação do tufão, e mora nessas províncias, convém ficar atento ao noticiário e deixar a varanda ou o quintal limpos, para se livrar dos riscos.
Para quem pretende ir às praias de Kanto, também é importante se informar pois o mar poderá ficar agitado, com ventos fortes e chuva.
Fontes: WeatherNews e AMJ