Tufões têm tomado caminhos incomuns neste ano, avançando em terra no lado do Pacífico de Tohoku, espalhando interesse em uma nova variedade de arroz que pode suportar tais desastres.
O “Ten no Tsubu”, um tipo de arroz desenvolvido pela província de Fukushima ao longo de 15 anos, é conhecido pelo seu caule curto, tornando-o resistente à queda durante passagens de tufões comparado com variedades como a Koshihikari.
“Nunca vi ela cair. Sua resistência a quedas melhora a eficiência no trabalho”, disse o produtor de arroz Masahiro Akasaka.
O arroz estreou em 2011 e se tornou símbolo de recuperação do Grande Terremoto do Leste do Japão, visto que seu crescimento vertical simboliza força e superação.
“Os grãos são grandes e prazerosos para comer. Eu realmente espero que as pessoas em todo o país desfrutem do arroz cultivado aqui em Fukushima”, disse Akasaka.
A estabilidade de produção, mesmo em condições climáticas adversas, levou a um aumento na área de cultivo, tornando-o a segunda maior variedade de arroz na província de Fukushima.
Fonte: News on Japan, ANN