À esq. Kyushu Shinkansen e à dir. via expressa Hanshin (Wikimedia)
A aproximação do 10.º tufão do ano, o Shanshan, afeta os meios de transporte no Japão.
Publicidade
As rotas marítimas que ligam Kansai a Kyushu como, as linhas da Sunflower de Kobe a Oita, foram canceladas desde quarta, se estendendo até quinta-feira (29).
As linhas do Miyazaki Car Ferry, que partem de Kobe e seguem para Miyazaki, foram canceladas nos dois dias.
Da mesma forma, o ferry Hankyu que opera Kobe a Shin-Moji (Kitakyushu), teve as operações canceladas nesses dois dias.
Isso afeta, não só o transporte de passageiros, como de veículos e mercadorias.
Voos cancelados
As companhias aéreas, incluindo as LCCs, informaram cancelamento de voos desde quarta-feira. A Japan Airlines (JAL) cancelou 122 voos, afetando 4.630 passageiros, na quarta-feira. No dia seguinte, quinta-feira, cancelou 159 voos.
Segundo a All Nippon Airways (ANA), foram 30 voos cancelados na quarta e 173 na quinta-feira. É possível que na sexta-feira (30), 16 sejam cancelados.
As LCCs, como Jetstar, Skymark, Solaseed e outras, também cancelaram voos nesse mesmo período, especialmente os das rotas que ligam Kansai a Kyushu.
Cada uma das companhias aéreas pede aos passageiros que consultem seus respectivos sites para obter as informações mais recentes sobre cancelamento, suspensão ou atraso dos voos.
Shinkansen
O Kyushu Shinkansen suspendeu a operação a partir das 20h de quarta-feira, entre Kumamoto e Kagoshima. O Nishi-Kyushu Shinkansen também suspendeu a partir do primeiro trem de toda a linha.
O Tokaido Shinkansen e o Sanyo Shinkansen operaram em velocidade reduzida em alguns trechos na quarta-feira, e dependendo das condições climáticas, a operação poderá ser suspensa no dia seguinte.
O Sanyo Shinkansen cancelará as operações após as 21h de quinta-feira, entre Hiroshima e Hakata (Fukuoka), podendo ser repetida na manhã do dia seguinte.
Além disso, existe a possibilidade de cancelamento na linha entre Shin-Osaka e Hakata ser cancelado no sábado (31).
O Tokaido Shinkansen anunciou que poderá haver suspensões planejadas ou longos atrasos em todos ou alguns trechos entre sexta-feira a domingo (1.º).
Antes de sair para a estação, a JR recomenda visitar seu site para se informar das notícias mais recentes, pois dependendo do curso do tufão Shanshan os planos podem mudar.
Vias expressas
A NEXCO West Japan anunciou que alguns trechos de vias expressas das região Tokai a Kyushu podem ser fechados até sábado (31).
Antes de sair para viajar, a NEXCO recomenda aos motoristas que visitem as páginas web Drive Traffic ou e-NEXCO antes de sair de casa para verificar a situação das vias expressas em tempo real.
Fontes: Kuruma News, NHK e NEXCO