Um menino de 4 anos quebrou acidentalmente um jarro da Idade do Bronze no Museu Hecht em Israel.
A criança e sua família estavam visitando o museu na Universidade de Haifa na semana passada quando o menino “puxou o jarro levemente” por curiosidade.
O jarro de 3,5 mil anos, que não estava protegido por placas de vidro, caiu e se quebrou em vários pedaços.
O artefato remonta entre os anos 2200 e 1500 a.C., disse o museu, acrescentando que o objeto estava em exibição perto da entrada.
O museu acredita que há um “charme especial” em exibir artefatos sem barreiras ou placas de vidro para tornar descobertas arqueológicas mais acessíveis ao público, disse Inbal Rivlin, gerente-geral do museu, ao The Independent.
O pai do menino, Alex, disse que ficou “em choque” ao ver seu filho ao lado do artefato e primeiro pensou que não fosse ele que tinha causado o dano.
Alex disse que após acalmar seu filho visivelmente triste, ele informou um guarda de segurança sobre o incidente.
O museu disse que não envolveria a polícia, visto que o item exibido foi quebrado acidentalmente e convidou a criança e sua família de volta para uma exibição em um tour organizado.
“O jarro foi danificado acidentalmente por uma criança que visitava o museu, e a resposta será em conformidade”, disse Rivlin. A família visitará o museu nesta semana para “abrandar a experiência anterior no museu”, acrescentou ele.
O museu entrou em contato com um especialista em conservação para restaurar o jarro quebrado, o qual eles esperam que seja devolvido ao seu lugar “em breve”.
Fonte: The Independent