A Pizza Hut revelou uma nova pizza na segunda-feira (21), desenvolvida usando a tecnologia avançada de inteligência artificial (IA) “Taste Sensor Leo”, a qual visa encontrar a proporção áurea (número de ouro) de queijo.
De acordo com Takuma Komori, gerente da Unidade de Desenvolvimento de Produtos na Pizza Hut Japan, o uso da IA pode contar com mudança em preferências de sabores das pessoas ao longo do ano.
A Leo é capaz de analisar 5 sabores básicos, como doce e salgado, e vem sendo empregada para encontrar o balanço ideal de sabores em vários itens alimentícios.
Interesse público foi disseminado em encontrar a proporção áurea para diferentes itens do menu, como molho para curry e gyoza.
Experimentos conduzidos com a IA mostraram que molhos com teor de vinagre mais alto criaram um forte balanço de umami, salinidade e acidez. Ryuichi Suzuki, conhecido como “Doutor do Sabor”, enfatizou a importância de ter fortes sabores distintos ao invés de visar para um balanço perfeito.
As capacidades da Leo foram demonstradas ainda mais ao analisar temperos para ostras fritas.
Surpreendentemente, ela descobriu que o molho de ponzu ultrapassou o molho tártaro como melhor correspondência, graças as seu balanço perfeito de salinidade e acidez.
Esse desenvolvimento destaca o potencial da IA em descobrir a proporção áurea de sabor para vários alimentos.
Fonte: News on Japan