O imperador emérito Akihito, pai do imperador Naruhito, faz 91 anos nesta segunda-feira (23).
Ele passa seus dias cuidando da imperatriz emérita Michiko, de 90 anos, que sofreu uma fratura na coxa direita em outubro.
Akihito lê jornais todas as manhãs e noites e assiste os noticiários durante as refeições para se manter atualizado sobre tendências nacionais e internacionais, de acordo com assistentes.
Ele está especialmente preocupado com as vidas dos residentes da Península de Noto, afetados por um terremoto e fortes chuvas que ocorreram na região no início deste ano.
Akihito ficou muito preocupado quando a imperatriz emérita sofreu a fratura no osso, disseram seus assistentes. Michiko se recuperou ao ponto de poder caminhar com a ajuda de uma bengala. O casal faz caminhadas matutinas e vespertinas juntos.
Com a morte da princesa Yuriko, o imperador emérito é agora o membro mais velho da família imperial.
Em julho de 2022, Akihito foi diagnosticado com insuficiência cardíaca direita e seu nível de peptídeo natriurético tipo B, um biomarcador de insuficiência cardíaca, ainda está presentemente elevado.
Ele também tem uma pequena quantidade de efusão pleural, mas sua condição continua relativamente estável como resultado de tratamento médico que inclui medicamentos e a restrição de seu consumo de fluido.
Fonte: Japan Times