A Comissão Sismológica do Japão publicou um novo cálculo da probabilidade de ocorrência de um grande terremoto de magnitude entre 8 e 9 na calha de Nankai nos próximos 30 anos, elevando o valor anterior de “70% a 80%” para “cerca de 80%”.
A comissão governamental calcula e publica a probabilidade de um possível terremoto ao redor do Japão e em falhas ativas em todo o país todos os anos, a partir de 1º de janeiro.
A probabilidade era de “60% a 70%” em 2013, quando o cálculo da probabilidade começou, e foi posteriormente aumentada para “cerca de 70%” em 2014 e “70% a 80%” em 2018.
“Se arredondarmos os números, agora são 80%. É um número que não surpreende, pois um terremoto pode ocorrer a qualquer momento. Peço que todos se mantenham preparados”, comenta Sunao Hirata, presidente da comissão.
Os pesquisadores também calcularam a probabilidade de ocorrência de grandes terremotos ao longo da Fossa de Chishima, na costa de Hokkaido, e da Fossa do Japão, na costa das regiões de Tohoku e Kanto. Segundo o cálculo, a taxa de ocorrência de um terremoto de magnitude entre 8 e 8,6 na costa de Tokachi, próximo a Hokkaido, nos próximos 30 anos foi aumentada de 10% para cerca de 20%.
Os terremotos que ocorreram no dia 13 deste mês e no Mar de Hyuga em agosto passado não afetaram essa probabilidade, explicam as autoridades.
Fonte: NHK