
Manyo Maeda (à esq.) e Isao Kikuchi (à dir.) – (Wikimedia Commons)
Dois cardeais japoneses disseram nesta terça-feira (22) que planejam participar do conclave para escolher o próximo pontífice da Igreja Católica Romana após a morte do Papa Francisco.
Isao Kikuchi, de 66 anos, arcebispo de Tóquio, e Manyo Maeda, de 76, arcebispo de Osaka-Takamatsu, disseram em entrevistas separadas um dia após a morte do papa sobre seus planos de participar do conclave, o qual deve acontecer no início de maio.
Um conclave deve ser realizado de 15 a 20 dias após a morte de um papa.
Artigos relacionados
Kikuchi disse que se juntará ao conclave após participar do funeral do papa Francisco, que morreu aos 88 anos, enquanto Maeda disse que só participará do conclave.
De acordo com a Santa Fé, cerca de 140 cardeais têm direito de eleger um papa. Tradicionalmente, um pontífice é eleito por cardeais com menos de 80 anos.
Em Tóquio, o secretário-chefe do Gabinete, Yoshimasa Hayashi, manifestou suas condolências, dizendo, “Estamos profundamente tristes pela morte do papa”.
O Papa Francisco foi uma voz forte, apoiada por 1,4 bilhão de católicos, em proteger o ambiente e promover a paz, disse Hayashi em uma coletiva de imprensa, acrescentando que bandeiras foram hasteadas a meio mastro para expressar luto em escritórios do governo.
“O falecimento do papa Francisco não é apenas uma grande perda para as pessoas do Vaticano e católicos, mas também para a comunidade internacional”, disse o primeiro-ministro Shigeru Ishiba, que é cristão, em uma declaração.
Fonte: Mainichi







